Android 10 cresce em participação de mercado, mas Pie ainda domina

Por Alberto Rocha | 12 de Abril de 2020 às 11h49

Apesar da cadeia de produção do setor de tecnologia seguir afetada por conta da COVID-19, principalmente na China, o que também despertou o menor interesse do consumidor em trocar de aparelho - vide o resultado de vendas do Galaxy S20, o relatório recém-divulgado pelo AnTuTu mostra que a pandemia do coronavírus não afetou significativamente as preferências dos usuários globais de celular no primeiro trimestre de 2020.

Em relação à versão do Android, a versão 9 (Pie) registrou uma queda de 17,1% em relação ao trimestre anterior, mas ainda segue como a favorita. Na contramão está a versão 10 do sistema operacional, que cresceu 16,7%, mostrando assim que uma boa parte dos usuários fizeram o update em seus aparelhos.

Android 10 ampliou sua participação de mercado no Q1 2020 (Imagem: AnTuTu)

Analisando o resultado geral, é possível perceber que o mercado Android segue fragmentado, pelo menos no que reflete a preferência dos usuários do AnTuTu.

Telas grandes ganham espaço no coração dos consumidores

De acordo com o relatório, dispositivos com tamanhos de tela superior a 6 polegadas dominam o mercado e representam mais da metade da participação total (56,9%). E há duas razões que explicam esse resultado: a proporção do display cada vez maior e, também, uma “forçação de barra” por parte das fabricantes em lançar dispositivos com telas cada vez maiores.

Telas com tamanho e resolução maiores agradam consumidores (Imagem: AnTuTu)

Ainda falando em tela, a resolução é outro ponto de destaque no relatório e mostra que displays com 1440p (QHD, WQHD, Quad HD) cresceram na preferência dos usuários do AnTuTu, indicando assim a chegada no mercado de mais aparelhos com taxa de atualização maior, entre 90Hz e 120Hz. Contudo, a maioria (38,1%) ainda segue com 1080x2340 na preferência e resoluções inferiores a 720p estão em declínio.

Fonte: AnTuTu  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.