O que esperar do evento da Apple no dia 10 de Setembro?

Por Pedro Cipoli | 09.09.2013 às 13:46 - atualizado em 09.09.2013 às 15:12

Semanas de especulação, rumores, "vazamento" de imagens de iPhones em várias partes do mundo (interessante como elas costumam aparecer sempre, não?), e, claro, muita expectativa para que o que a Apple tem preparado para dia 10 de Setembro deste ano. O que esperar? Quais dos rumores publicados até agora têm maior probabilidade de se tornarem reais neste lançamento de 2013?

iPhone 5S

Talvez os dois produtos mais esperados são o iPhone 5S e o modelo de baixo custo, conhecido com o nome de iPhone 5C. Os dois são extremamente prováveis de acontecer, já que muita coisa aconteceu desde o lançamento do iPhone 5 no ano passado. O iPhone 5S vai ser anunciado e competirá com os gigantes que já estão no mercado, como Galaxy S4, Lumia 1020, Xperia Z1 e mais uma infinidade de modelos.

iPhone 5C

É importante deixar claro que não se trata de um iPhone 6. O upgrade será semelhante ao que vimos no iPhone 4 e iPhone 4S, sendo basicamente incremental. O esperado para o iPhone 5S é um SoC mais poderoso (31%, dizem rumores), conhecido como A7, um sensor digital no botão "Home", dois flashs de câmera, e várias cores (as mais prováveis até agora são dourado e champagne, além dos tradicionais branco e preto). O design não será alterado, então se você está esperando por isso terá que aguardar até o ano que vem.

Apple A7

E o tão especulado (e esperado) iPhone 5C? Ele é mais provável até do que o iPhone 5S, sendo a tentativa da Apple de entrar no mercado de smartphones básicos e intermediários. Uma coisa vocês podem ter certeza: as especificações não serão nada ruins (provavelmente virá com o chip A6), sendo muito parecidas com as do iPhone 5. O motivo? Bem, a Apple segmenta bastante os seus produtos, e o iPhone 5C tem que ser interessante para o consumidor ao ponto de fazê-lo não comprar um iPhone 4 ou 4S.

iPhone 4 e 4S

De qualquer forma, ambos virão com o iOS 7, nova versão do sistema operacional móvel da empresa. Quem já possui um iPhone ou iPad também poderá usar o iOS 7, desde que seja um modelo com tela Retina (ou seja, iPhone 3GS e iPad 1 e 2 ficarão fora da jogada). Além de melhorias de performance, naturais em uma versão mais avançada, o usuário pode esperar uma renovação completa de design, com o uso de texturas mais avançadas e implementação de novos recursos e uma nova API, boa notícia para desenvolvedores.

iOS 7

Como não é só de iPhones e iPad que vive a Apple, o que mais esperar? Algo que temos absolutamente certeza que será anunciado é a nova versão do Mac OS, sistema operacional dos Mac. O OSX 10.9, ou Mavericks, trará um bom conjunto de recursos novos, e entre eles um dos mais importantes são as melhorias de bateria, conseguidas através de otimizações no código do SO, assim como melhorias no suporte a vários monitores.

OSX 10.9 Mavericks

Segundo os rumores apontam, qualquer Mac, seja o MacBook Air, Pro, iMac ou Mac Pro (que rodam a versão 10.8 Mountain Lion), estão aptos a receber o upgrade. Porém, ao que tudo indica, não é tão provável que a Apple renove a sua linha de Macs. O motivo é bastante simples. Poucos meses atrás, a empresa já renovou a sua linha de MacBooks Air com os processadores Intel Haswell, além de lançar um modelo completamente novo do Mac Pro.

MacBook Air

Os outros produtos da linha, o Mac Mini, MacBook Pro, Pro Retina e iMacs receberão sim updates, mas não no dia 10. Ao que tudo indica a Apple marcará um evento em outubro, onde não só renovará a sua linha de Macs como também é onde é mais provável que os novos iPads sejam lançados.

Isso mesmo, provavelmente nada de iPads novos essa semana, mas sim em outubro. Já faz um bom tempo que ouvimos rumores sobre novos iPads, mas ainda parece mais provável que a Apple os anuncie apenas mais para o final do ano, e deixe os anúncios de amanhã reservados aos iPhones e iOS 7. No entanto, caso a empresa decida nos surpreender, eis o que achamos que sabemos sobre os novos tablets.

O iPad Mini 2 deverá ter uma resolução superior ao modelo atual, mas com as mesmas 7,9 polegadas, se aproximando nesse quesito do Nexus 7 da Google. Ele pode ganhar também um chip A6, o mesmo que equipa o iPhone 5.

Já o iPad 5 será mais leve e terá bordas mais finas, aproximando seu design ao do iPad Mini, mas mantendo a tela de 9,7 polegadas. É uma possibilidade que ele ganhe uma câmera de 8 megapixels e talvez um modo de vibração, como nos smartphones - apesar disso não parecer assim tão útil em um tablet.

O número de vazamentos e rumores sobre o iPad Mini 2 e iPad 5 ainda é pequeno se comparado com os novos iPhones, o que nos leva a crer que eles ainda podem estar a algum tempo de serem realmente anunciados, com uma grande possibilidade de que isso aconteça em outubro, ou talvez só em 2014.

I

Mac Pro

Esquecemos de algo? Ah sim, de uma nova Apple TV e um novo iPod. Ambos são extremamente improváveis de acontecer, já que a Apple não costuma atualizá-los com a mesma frequência dos Macs e iPhones, e praticamente não há rumores de que isso vá mudar. Quando o faz, geralmente é de forma bem discreta, acompanhada de um lançamento maior (outubro, talvez?), embora não seja impossível que isso aconteça dia 10.

iWatch

Por último, não podemos deixar de considerar a possibilidade de algo completamente novo e revolucionário, algo que não acontece há algum tempo. Além de algo nunca visto antes, podemos ver o lançamento do iWatch, relógio inteligente da Apple que terá basicamente as mesmas funções do Galaxy Gear da Samsung (ou até mais. Quem sabe?). Não podemos deixar de considerar essa opção, que deixaria não só os acionistas da Apple bastante contentes como também renovaria a fama da empresa de trazer produtos inimagináveis para o mercado.