Microsoft confirma rumores e anuncia a chegada do Nokia X2

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 13h51
TUDO SOBRE

Nokia X2 Dual SIM

Confirmando os rumores, exatos quatro meses após lançar o Nokia X, primeiro smartphone com Android da Nokia, a Microsoft deu continuidade à linha e anunciou o Nokia X2 nesta terça-feira (24).

Assim como seu antecessor, o X2 é um aparelho de entrada para quem não é muito exigente e/ou nunca teve um smartphone. De baixo custo, o aparelho possui dois chips e tem hardware bem modesto para angariar espaço nos mercados emergentes, seu principal foco.

Nokia X2

O novo modelo da linha vem com uma versão extremamente modificada do Android e o visual é bem parecido com o Windows Phone à primeira vista, com os tiles característicos do sistema operacional. Como é uma versão muito modificada do Android, o sistema não tem os serviços do Google, como é o caso dos aparelhos da Amazon. Então, nem pensar em ter apps como o Gmail, Google Maps ou Hangouts instalados por padrão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Nokia X2

Para contornar o problema dos serviços do Google, a Microsoft criou seus próprios aplicativos para tudo, como o Skype, Outlook.com, OneDrive com 15 GB de armazenamento grátis, One Note, o excelente HERE Maps, MixRadio e outros. Além disso, aplicativos populares para Android como o Facebook, o Messenger e o LINE já estão disponíveis na loja do sistema, a Nokia Store.

Nokia X2

Em termos de hardware, o aparelho não tem nenhum destaque, apesar de ser um pouco mais potente que o antecessor. O processador é um Qualcomm Snapdragon 200 de dois núcleos rodando a 1,2 GHz. O ponto positivo vai para a memória RAM, que agora tem 1 GB ao invés dos meros 512 MB do X1. O armazenamento é de apenas 4 GB, mas o aparelho tem entrada para cartão de memória e suporta até 32 GB, o que quebra o galho.

A bateria é de 1.800 mAh, o que deve proporcionar um tempo de uso bem aceitável. Apesar de ser maior do que a do Nokia X1, segundo a comparação do PhoneArena, ela deve fornecer tempo de funcionamento um pouco menor do que o anterior. Apesar disso, 10 horas de conversação é suficiente.

A tela do X2 é maior que a do X1, mas a resolução foi mantida, o que resulta em uma definição mais baixa. Com 4,3 polegadas e 480 x 800 pixels de resolução, a tela de LCD com tecnologia ClearBlack sai com densidade de pixels de 217 ppi, contra os 233 ppi do antecessor.

A câmera também foi melhorada e agora conta com 5 megapixels ao invés dos 3 MP anteriores. Além disso, agora ela conta com flash e filma em HD. Vale notar também a presença de uma câmera frontal VGA de 0,3 megapixels para vídeoconferências e selfies.

Além disso, o aparelho agora tem dois botões capacitivos na parte de baixo, o botão de Voltar e um botão Home. O modelo anterior só tinha o botão de voltar.

A conectividade fica por conta do suporte a redes 3G e a tecnologia Bluetooth 4.0 LE.

Segundo a Microsoft, o smartphone estará disponível a partir de julho em alguns mercados, mas não revelou quais. Quanto ao preço, a empresa disse que a base será US$ 134 e o aparelho virá nas cores verde brilhante, laranja e preto. Expectativa é que, no futuro, cores como amarela brilhante, branca e cinza também sejam disponibilizadas.

Nokia X2 cores

O aparelho deverá ser um concorrente do Moto E, já que os dois tem um preço semelhante e hardware equivalentes. Resta agora saber se a força do Android puro vai segurar o novo produto da Microsoft nos mercados emergentes.

Ainda não se sabe se o aparelho será lançado no Brasil nem quando isso deve ser divulgado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.