Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Mandalorian | O que é o Darksaber e qual sua importância para a série?

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Fevereiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

A terceira temporada de The Mandalorian vai se aprofundar nos mistérios e segredos de Mandalore, o planeta natal dos guerreiros mascarados de Star Wars. A história de Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu já encaminhava para isso e todo o material promocional divulgado até agora confirmou que essa trama mais política sobre a reunificação dos mandalorianos vai ser central. E, nessa bagunça toda, o Darksaber vai ser um elemento fundamental.

A arma está presente na série desde os seus primeiros episódios, mas ganhou uma importância maior no final da segunda temporada e, ao que tudo indica, vai ser crucial para a trama a partir de agora. Afinal, a arma representa a liderança de Mandalore, como uma espécie de Excalibur, e agora está na mão do nosso protagonista favorito.

Continua após a publicidade

Só que esse é apenas um pequeno pedaço da história do Darksaber e quem acompanha o universo de Star Wars apenas pelo seriado pode não ter noção do tamanho da relevância que a arma carrega. Com um histórico que remete às origens desse mundo, o sabre negro traz também uma espécie de maldição que vai transformar Din Djarin em um enorme alvo nessa nova temporada.

Como surgiu o Darksaber?

Como já foi mostrado em The Mandalorian, o Darksaber é uma arma bem diferente de todas aquelas que já vimos em Star Wars. Isso porque ela é muito mais do que um sabre de luz preto ou com um formato diferenciado. Na verdade, trata-se de um equipamento único e lendário que carrega um peso enorme em sua fina lâmina.

O Darksaber foi criado um milênio antes dos eventos que acompanhamos na série, no período conhecido como a Velha República. Não há uma data exata, mas acredita-se que tenha sido feito em algo próximo de 1050 Antes da Batalha de Yavin (ABY) — ou seja, antes dos eventos de Uma Nova Esperança — por Tarre Vizsla.

Continua após a publicidade

Esse indivíduo é uma lenda não só entre os mandalorianos, mas em toda a galáxia por ter sido o primeiro de seu povo a ingressar na Ordem dos Jedi. E, justamente por ser tão único, ele decidiu que não usaria um sabre de luz como todos os demais cavaleiros, mas uma arma feita com o metal beskar tão presente na cultura mandaloriana. Nascia assim o Darksaber.

Com essa arma tão peculiar em mãos, Tarre se tornou um herói para seu povo e o levou até um planeta que viria a se tornar a Mandalore que conhecemos. Em uma comparação bem simples, ele é um personagem equivalente a um Abraão ou Moisés na tradição cristã, ou seja, essa figura fundadora de todo um povo.

Continua após a publicidade

O Darksaber pelas eras

Por isso tudo, o Darksaber ganhou uma aura quase mística com o tempo. Com a morte de Tarre, o sabre foi guardado dentro da Ordem dos Jedi quase como uma peça de museu. Só que, com a queda da Velha República, a lâmina acabou roubada.

Os ladrões foram ninguém menos do que membros do Clã Vizsla, criado pelo próprio Tarre quando chegou a Mandalore. Para eles, a arma era tanto um símbolo de poder como um legado familiar. Com isso, eles passaram a usar o Darksaber para unificar o povo do planeta e enfrentar opositores.

Continua após a publicidade

Isso fez com que a imagem de que o Darksaber era essa Excalibur do espaço ficasse ainda mais impregnada. Afinal, todo mundo que comandou Mandalore empunhava a lâmina negra geração após geração — e sempre nas mãos dos Vizsla.

Isso acontece por quase um milênio, quando a história de Star Wars nos leva para a época das Guerras Clônicas — ou seja, em meados de 21 ABY. Nessa época, o sabre pertencia a Pre Vizsla, líder da Death Watch e um dos defensores do velho estilo de vida dos mandalorianos em um período em que facções pacifistas surgiam.

Isso é importante porque é no meio desse conflito interno entre o povo mascarado é que o antigo Darth Maul aparece para supostamente ajudar Pre e dá um golpe de Estado no planeta. Sob posse do Darksaber, ele passa a comandar o planeta por um bom tempo, enfrentando desde tropas da República quanto o próprio Darth Sidious.

Continua após a publicidade

Briga por terreno em Star Wars

Parece uma aula chata de história, mas é algo que faz sentido para The Mandalorian — juro. Isso porque é a partir da morte de Maul e a recuperação do Darksaber em Dathomir por Sabine Wren em Star Wars: Rebels, que a coisa foge de controle.

Depois de tanto tempo dominado por forças estrangeiras, os mandalorianos buscavam essa reunificação do povo e nada melhor do que uma arma lendária para evocar esse passado glorioso do planeta e dar legitimidade ao novo governante. É quando Bo-Katan (Katee Sackhoff) entra em cena.

Continua após a publicidade

Ela era uma das lideranças que ajudou a lutar pela libertação de Mandalore contra o Império e, por essa razão, é presenteada com o Darksaber. O problema é que a tradição mandaloriana diz que a arma deve ser conquistas em batalha e não recebida de outros meios, o que faz com que esse governo seja amaldiçoado — o que se prova verdadeiro.

Isso porque, pouco tempo depois, o Império decide parar de brincar e lança uma enorme ofensiva contra Mandalore que praticamente devasta o planeta. É a tal da Noite das Mil Lágrimas, que exterminou quase toda a população e forçou alguns poucos sobreviventes a se espalharem pela galáxia. E é aqui que The Mandalorian entra.

Nesse período após o Grande Expurgo, a arma foi parar nas mãos de Moff Gideon (Giancarlo Esposito), que usava da tradição justamente para zombar dos inimigos derrotados. Isso, é claro, até levar uma surra de Din Djarin, que passou a ser o novo portador da arma. E é quando a briga por terreno começa.

Tanto os episódios finais da segunda temporada de The Mandalorian quanto O Livro de Boba Fett já mostraram que há vários mandalorianos de olho no sabre e interessados em reunir esse povo disperso e comandar o planeta neste suposto momento de paz.

Continua após a publicidade

A primeira delas é a própria Bo-Katan, que ajudou Din Djarin na luta contra as forças imperiais, mas não ficou muito feliz em descobrir que o fanático religioso conseguiu a arma. Levando em conta que ela já tem um histórico de liderança e se tornou um dos grandes nomes dessa reconstrução de Mandalore, parece óbvio que ela vai se opor ao herói para reconquistar a lâmina negra.

Outro personagem que surgiu querendo o sabre é Paz Vizsla (Jon Favreau). O brutamontes faz parte da Tribo, o mesmo culto de Din Djarin, e também não gostou nada de ver o protagonista com a lâmina lendária. Isso porque ele é descendente do Clã Vizsla e acredita que a arma é um legado familiar, assim como o próprio comando do planeta.

O futuro do Darksaber em The Mandalorian

Continua após a publicidade

Assim, com a terceira temporada de The Mandalorian se aproximando, pode ter certeza de que o Darksaber vai ocupar um papel importante na trama e para todo o futuro de Star Wars. A série deve rumar para essa reunificação do povo mascarado e o peso simbólico da arma vai ser fundamental nisso.

Tanto que muita gente acredita que Din Djarin vai ser o responsável por fazer esses mandalorianos lutarem sob uma mesma bandeira, como uma espécie de Tarre Vizsla moderno. Caso isso realmente aconteça, vai ser interessante a história do líder lendário ser contada na série para, no fim da temporada, vermos o mito ser atualizado com o nosso Mando — e seu Baby Yoda.

A terceira temporada de The Mandalorian estreia no dia 1° de março.