Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar da temporada 3 de The Mandalorian

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Fevereiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

Disney
Disney

A terceira temporada de The Mandalorian promete mexer bastante na estrutura da série. Depois de dois anos dedicados a apresentar seu protagonista Din Djarin (Pedro Pascal) e a construção da sua relação com Grogu, o apaixonante bebê Yoda, o seriado mais popular do universo Star Wars promete levar a história para novos rumos, expandir a mitologia da saga e amarrar pontas soltas com outras produções da franquia.

Por isso mesmo, esse retorno é mais do que aguardado pelos fãs. O pouco que foi mostrado dos novos episódios apresenta uma mudança de tom da trama, a chegada de novos personagens e a volta de outros. Com um herói mais maduro e bem resolvido, é esse novo desafio que se abre que vem chamando a atenção.

Continua após a publicidade

E é isso que torna a nova temporada de The Mandalorian tão instigante. A série já mostrou ser capaz de não depender dos Skywalker e dos filmes. Assim, Din Djarin e Grogu podem levar a história de Star Wars para outros cantos da galáxia e pavimentar o que pode ser o futuro da franquia para além dos Jedi.

Paternidade em segundo plano

A primeira coisa que você pode esperar da terceira temporada de The Mandalorian é que ela seja menos centrada na relação de Din Djarin e Grogu. Isso não quer dizer que os momentos fofinhos entre pai e filho vão ser deixados de lado, mas eles vão deixar de ser a tônica da história.

Tivemos dois anos inteiros dedicados à descoberta da paternidade por parte do caçador de recompensas mascarado e na criação de laços com sua criança verde. E embora isso tenha sido um dos grandes responsáveis pela popularidade da série, ela não pode depender dessa dinâmica para sempre.

Continua após a publicidade

A segunda temporada — e os episódios finais de O Livro de Boba Fett — fecharam muito bem esse arco e colocaram um ponto final nessa trama. O mandaloriano aceitou o papel de pai e decidiu que o seu destino é viajar com Grogu pela galáxia.

Com isso sendo ponto pacífico, os roteiros podem explorar tanto novos pontos como também apresentar novos impasses da relação de pai e filho. Dessa forma, é bem mais provável que essas situações fiquem em segundo plano e usadas muito mais como um alívio cômico (e de fofura) do que parte central da história.

Bem-vindo a Mandalore

Continua após a publicidade

Isso porque The Mandalorian tem uma missão bem mais ousada do que ser esse simulador de pai solo: levar a história da série para Mandalore e explorar todo um lado do universo Star Wars ainda pouco conhecido.

A segunda temporada terminou deixando várias dicas de que a ideia era mesmo trazer toda a tensão política envolvendo o planeta, mas a grande deixa veio mesmo durante O Livro de Boba Fett. Nos episódios dedicados a Din Djarin, vimos tanto o passado trágico do local como também as razões que vão levar o protagonista mascarado para lá.

E esse pode ser o grande destaque dos novos episódios. Mais do que responder o que aconteceu no passado, a ida a Mandalore pode abrir novos caminhos para o futuro da saga e indicar outras maneiras de explorar a mitologia de Star Wars.

Continua após a publicidade

Pelo que foi mostrado, o planeta foi devastado por um ataque do Império décadas atrás — a tal Noite das Mil Lágrimas — e isso forçou com que alguns poucos sobreviventes se espalhassem pela galáxia. Mais do que isso, alguns desses grupos de refugiados estão se organizando para retornar para casa, visando principalmente assumir a liderança desse povo disperso.

O problema é que Mandalore sempre foi um planeta repleto de divisões internas e isso deve se repetir mesmo nessa tentativa de reconstrução. Assim, é bem provável que vejamos diferentes facções de mandalorianos surgindo e até mesmo disputando o comando.

Essa situação toda é perfeita para aprofundar a cultura mandaloriana para o grande público. Até então, tínhamos visto parte disso apenas nas animações Star Wars: Clone Wars e Star Wars: Rebels.

Continua após a publicidade

Surge um novo líder

E vai ser no meio disso que Din Djarin vai chegar ao local. Em tese, sua ida para esse mundo devastado está relacionada à jornada de redenção por ter tirado seu elmo — algo que seu credo proíbe. Só que a gente sabe que as coisas não vão se limitar a isso e seu caminho vai cruzar com esses outros mandalorianos.

Continua após a publicidade

Até porque ele carrega o Darksaber, a lendária arma que funciona como uma espécie de Excalibur para esse povo, ou seja, indicando quem deve comandar o planeta. E é aqui que devemos ver a principal tensão da temporada surgindo.

A começar pelo fato de que o personagem de Pedro Pascal não está interessado em assumir essa responsabilidade. Ele ganhou a arma por acaso e até a ofereceu para Bo-Katan (Katee Sackhoff), que explicou que o sabre deve ser conquistado e não recebido.

Isso leva Djarin ao seu segundo problema: ele passará a ser um alvo para essas outras facções interessadas em comandar Mandalore. Tanto que a própria Bo-Katan pode se tornar uma dor de cabeça na nova temporada, uma vez que ela deixou clara sua intenção de voltar ao trono do planeta — algo que ela fez muito tempo atrás.

O saldo disso tudo é uma terceira temporada de The Mandalorian em que a jornada de seu herói vai ser para aceitar seu papel diante de toda essa tensão. Nos anos anteriores, vimos como o protagonista mascarado é capaz de reunir pessoas à sua volta e isso deve se repetir por aqui. Dessa forma, aos poucos, ele vai se tornando o líder que tanto evita ser.

Continua após a publicidade

Velhos problemas na Nova República

Outro ponto importante que a nova temporada de The Mandalorian deve trazer está mais conectado àquilo que conhecemos de Star Wars: o Império — ou o que restou dele. Essa ameaça já estava presente antes e, ao que tudo indica, voltará a representar perigo por aqui.

De acordo com a sinopse oficial divulgada pela Disney, os novos episódios vão mostrar a Nova República lutando para levar a galáxia para longe de seu passado sombrio. E não precisa ser nenhum vidente ou manipular da Força para saber que eles estão falando desses ecos do Império, indicando que a série ainda vai lidar com esse mal que se nega a desaparecer.

Continua após a publicidade

Levando em conta que o seriado se passa antes dos eventos de O Despertar da Força, faz bastante sentido vermos como os remanescentes do Império vão formar a Primeira Ordem. Até porque uma estrutura de governo tão gigantesca assim não desaparece da noite para o dia e muito menos seus apoiadores.

Uma aposta quase certa é que muitas das forças imperiais ainda devem estar presentes nas ruínas de Mandalore e a ida de Din Djarin ao planeta vai mostrar o quanto essa ameaça segue viva e operante em alguns cantos da galáxia.