Publicidade

10 séries com mulheres inspiradoras no elenco

Por| Editado por Durval Ramos | 08 de Março de 2024 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Amazon, Fox e HBO
Divulgação/Amazon, Fox e HBO

Embora mulheres fortes já marcassem presença nas séries de TV desde os anos 1950 e 1960 — como provam títulos como I Love Lucy e The Avengers —, foi só mesmo após a popularização do formato que mais papéis dedicados a personagens femininas despontaram na TV.

Profundas, cheias de camadas e donas de personalidades marcantes, as mulheres passaram a aparecer nas séries tanto quanto os homens, tendo também as suas trajetórias, felicidades e dramas retratados na telinha.

Continua após a publicidade

Nesse hall de personagens inspiradoras, uma das mais famosas foi Dana Scully, a agente do FBI que ao lado de Fox Mulder investigava fenômenos paranormais em Arquivo X. Muito admirada por homens e mulheres, a detetive ficou famosa por subverter os papéis de gênero da época, representando o lado científico e cético de um “casal” de investigadores.

Anos depois, quem também deu o que falar foram as personagens Issa e Molly de Insecure. Melhores amigas na casa dos 30 anos, elas aprontaram poucas e boas na série, ficando marcadas pela sua inteligência e forma corajosa de enfrentar a vida, incluindo aí os preconceitos que superaram em relação à sua cor de pele.

Além delas, houve ainda, é claro, a dupla dinâmica formada por Miriam Maisel e Susie Myerson de The Marvelous Mrs. Maisel. O duo formado por uma comediante de stand-up e sua carrancuda agente precisou lidar com momentos difíceis e bastante preconceituosos nos anos 50 e 60. Algo que fizeram sem nunca descer do salto — ao menos no caso de Miriam.

Para conhecer em detalhes essas e outras personagens femininas marcantes da TV, o Canaltech montou uma lista de 10 séries com mulheres inspiradoras no elenco. Vale a pena conferir a seleção abaixo e dar play em cada uma das produções listadas.

Continua após a publicidade

10. A Diplomata

Drama político que foi um dos grandes destaques da Netflix em 2023, A Diplomata é uma série protagonizada por Keri Russell no papel de Kate Wyler, uma mulher recém-nomeada embaixadora dos EUA no Reino Unido. Forte, determinada e muito inteligente, Kate faz de tudo para exercer bem seu papel, sem imaginar que o cargo, na verdade, é uma avaliação de suas habilidades para ser vice-presidente do país.

Em seu caminho, a personagem precisa lidar com falcatruas, jogos de poder, sequestros e decisões que podem impactar todo o mundo. Isso, é claro, além dos problemas com seu marido, um embaixador tão cabeça dura quanto ela, que muita vezes mais atrapalha do que ajuda.

Continua após a publicidade

Já renovada para sua segunda temporada, A Diplomata está disponível na Netflix.

9. Insecure

Aclamada pela crítica e pelo público, Insecure é uma produção de comédia criada por Issa Rae e Larry Wilmore para a HBO. Estrelada pela própria Issa ao lado da atriz Yvonne Orji, a série narra as aventuras (e desventuras) das melhores amigas Issa e Molly, duas mulheres na casa dos 30 anos que se esforçam para serem melhores em suas vidas pessoais e profissionais.

Continua após a publicidade

Contando com o apoio uma da outra para seguir em frente, as personagens lidam com todas as dificuldades inerentes a essa fase da vida, tendo anda que lidar com o acréscimo de serem mulheres negras em uma sociedade estruturalmente racista e sexista.

Dividida em cinco temporadas, Insecure está disponível na Max e na Netflix.

8. The Marvelous Mrs. Maisel

Continua após a publicidade

Uma das comédias mais premiadas dos últimos anos, The Marvelous Mrs. Maisel é uma série criada por Amy Sherman-Palladino — famosa na indústria por seus diálogos rápidos e inteligentes — sobre a espirituosa dona de casa Miriam Maisel (Rachel Brosnahan). Ambientado nos anos 50, o show segue os passos da personagem quando ela é abandonada pelo marido e, contrariando tudo e todos, decide se lançar na carreira de comediante stand-up.

Ao lado de sua amiga e agente Susie Myerson (Alex Borstein), uma mulher totalmente diferente de Midge, a artista embarca em uma jornada de desafios e provações, em que se lança em uma carreira extremamente machista e na qual deseja fazer piada do próprio papel em que a mulher é vista na sociedade.

Dividida em cinco temporadas, The Marvelous Mrs. Maisel está disponível no Amazon Prime Video.

7. Inacreditável

Continua após a publicidade

Minissérie de drama da Netflix, Inacreditável é uma história real sobre uma série de casos de estupros ocorridos entre 2008 e 2011, em Washington e no Colorado. A produção, que retrata a história de maneira bastante fiel, segue os passos de uma das vítimas, a jovem de 18 anos Marie (Kaitlyn Dever), e das detetives Grace (Toni Collette) e Karen (Merritt Wever), responsáveis pela investigação.

Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Minissérie, a produção mostra o profissionalismo das detetives, as únicas a fazerem uma conexão entre os casos e acreditarem nas vítimas, e a coragem da jovem Marie, uma das sobreviventes que buscou ajuda da polícia, mas teve seu depoimento descredibilizado.

Dividida em oito episódios, Inacreditável está disponível na Netflix.

Continua após a publicidade

6. Grey's Anatomy

Série médica mais longa da TV, no ar desde 2005, Grey’s Anatomy é uma produção criada por Shonda Rhimes para a ABC. Famosa pelas muitas tragédias que já se abateram sobre seu elenco (de acidentes de avião a tiroteios), a série acompanha o dia a dia dos médicos de um fictício hospital em Seattle, mostrando seus problemas pessoais, mas também os curiosos e dramáticos casos que atendem.

Sucesso absoluto desde sua estreia, a série é protagonizada pela médica Meredith Grey (Ellen Pompeo), uma brilhante e dedicada profissional, mas conta também com muitas outras médicas inspiradoras, como a cirurgiã cardiotorácica Cristina Yang (Sandra Oh), a chefe de cirurgia Miranda Bailey (Chndra Wilson) e a cirurgiã ortopédica Callie Torres (Sara Ramírez).

Continua após a publicidade

As 19 primeiras temporadas de Grey’s Anatomy estão disponíveis no Star+.

5. The Good Wife

Um dos dramas jurídicos mais populares da TV, The Good Wife é uma série de 2009 da CBS, que consolidou as produções sobre advogados na TV e a presença de mulheres fortes no meio. Ambientada em Chicago, a trama segue os passos de Alicia (Julianna Margulies), uma mulher, mãe de duas crianças, que há anos não trabalha fora, mas é obrigada a voltar para o mercado de trabalho após o marido ser preso por um escândalo político e sexual.

Continua após a publicidade

Auxiliada por um antigo colega de faculdade, a protagonista consegue trabalho em um escritório de advocacia e se esforça para dar conta do trabalho e conseguir prestígio no meio, mesmo que muitos figurões a considerem uma “simples dona de casa”.

Dividida em sete temporadas, The Good Wife está disponível no Paramount+.

4. Grace and Frankie

Continua após a publicidade

Sitcom que é uma das grandes joias raras da Netflix, Grace and Frankie é uma produção de 2015 criada por Marta Kauffman e Howard J. Morris. Estrelada pelas icônicas Jane Fonda e Lily Tomlin, a série conta a história de duas mulheres na terceira idade, que tem de lidar com a decisão de seus maridos de se separarem para casar um com o outro.

Chocadas com essa revelação e, claro, com suas vidas colocadas de ponta cabeça, as protagonistas se aproximam e passam a viver juntas. Uma união nascida da necessidade, mas que faz nascer uma bonita e excêntrica amizade, indispensável para que elas atravessem o complicado período

Dividida em sete temporadas, Grace and Frankie está disponível na Netflix.

3. Bom Dia, Verônica

Série brasileira da Netflix, Bom Dia, Verônica é um suspense policial baseado no livro homônimo escrito por Ilana Casoy e Raphael Montes. Lançado em 2020, o show segue os passos de Verônica Torres (Tainá Müller), uma dedicada escrivã, que trabalha na delegacia de homídios de São Paulo, mas vive uma vida comum ao lado dos filhos e do marido.

Cheia de feridas do passado, Verônica fica muito abalada ao presenciar o suicídio de uma jovem mulher e, dias depois, receber uma ligação pedindo socorro. Tocada com a situação e disposta a fazer alguma coisa, a escrivã começa então a utilizar seus contatos e habilidades para ajudar duas desconhecias que precisam de ajuda.

Dividida em três temporadas, Bom Dia, Verônica está disponível na Netflix.

2. Cara Gente Branca

Comédia satírica baseada no filme de mesmo nome, Cara Gente Branca é uma série da Netflix criada por Justin Simien. Lançada em 2017, ela conta a história de Sam White (Logan Browning), uma garota negra muito consciente e determinada, que estuda em uma importante universidade dos EUA e comanda um programa de rádio local que expõe casos de racismo no campus.

A trama, embora dê bastante atenção à história de Sam, mostra também o dia a dia de outros estudantes negros da faculdade, especialmente após uma festa de Halloween com temática blackface ser organizada por alunos brancos, desencadeando várias tensões raciais no local.

Dividida em quatro temporadas, Cara Gente Branca está disponível na Netflix.

1. Arquivo X

Uma das produções mais famosas dos anos 90, Arquivo X é uma série de suspense e ficção científica estrelada por Gillian Anderson, no papel de Dana Scully, e David Duchovny, no papel de Fox Mulder. Um fenômeno de sua época, o show gira em tornos de dois agentes do FBI que trabalham em uma divisão secreta da agência, investigando casos aparentemente inexplicáveis.

Com episódios que traziam um caso diferente toda vez, a série ficou famosa pelos monstros e criaturas que apresentou ao público, mas principalmente pela sua dupla de protagonistas. Enquanto Mulder era um estudioso de eventos paranormais, Dana era uma agente completamente cética e focada na ciência — um equilíbrio perfeito para que conseguissem resolver suas investigações.

Dividida em onze temporada, Arquivo X está disponível no Star+ e Amazon Prime Video.