Por que séries da HBO estão chegando à Netflix?
Por André Mello • Editado por Jones Oliveira |
Quem acompanha os lançamentos semanais dos streamings já deve ter estranhado a chegada de algumas produções até então exclusivas da HBO Max em outras plataformas, principalmente na Netflix. A mais recente adição do tipo, Jovem Sheldon, chegou já no topo da lista dos conteúdos mais assistidos, mas fez muita gente se questionar do porquê dessa liberação. Afinal, a Warner tem seu próprio serviço. Assim, é impossível não se perguntar por que as séries da HBO estão chegando à Netflix.
A resposta é bastante simples, mas, primeiro, é necessário entender os motivos por trás da decisão de incluir das séries da HBO na Netflix, que já adicionou as séries Insecuree Ballersao seu catálogo.
A fusão da Discovery e a Warner trouxe mudanças
Quando a WarnerMedia, detentora da HBO, se fundiu à Discovery, os seus novos executivos descobriram que a empresa estava com um total de dívidas que passavam dos US$ 50 bilhões. De acordo com uma reportagem da CNBC, US$ 5 bilhões precisam ser pagos até o final de 2024.
Para conseguir reverter essa situação, é necessário fazer o dinheiro voltar a rodar e, mesmo com um serviço próprio de streaming, os executivos da empresa viram em seu catálogo de séries da HBO uma oportunidade.
Após tratar com outras empresas do ramo, a Warner Bros. Discovery e a Netflix entraram em um acordo para que algumas séries pudessem fazer parte do catálogo da outra. São séries que já se encerraram há algum tempo, foram bem aceitas pelo público, mas que não fazem parte do seleto grupo que poderia gerar assinaturas para o streaming da Warner Discovery.
A resposta mais clara para "Por que as séries da HBO estão chegando à Netflix?" é simplesmente "Dinheiro".
E quais séries da HBO estão chegando à Netflix?
A Netflix já incluiu em seu catálogo a série Insecure, estrelada por Issa Rae, e Ballers, protagonizada por Dwayne "The Rock" Johnson. A primeira série trata sobre duas amigas negras, perto dos seus 30 anos de idade, tendo que lidar com a vida adulta e o preconceito no seu dia a dia.
Já Ballers é sobre a vida de um ex-jogador de futebol americano que vira agente esportivo, entrando de cabeça no mundo da representação de atletas milionários e excêntricos.
Se você espera que séries como Família Soprano, The Wire ou Game of Thrones apareçam na Netflix em breve, pode acabar com essa expectativa. Apesar de os seriados que devem surgir no catálogo do streaming terem recebidos prêmios durante suas exibições originais, elas podem ser consideradas "menores" e, por isso, foram licenciadas.
De acordo com o site Deadline, as outras séries do acordo entre Netflix e HBO serão:
Band of Brothers
Minissérie baseada em fatos reais que dramatiza a história da Easy Company, regimento de Infantaria Paraquedista na época da Segunda Guerra Mundial. A minissérie produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks cobre desde o treinamento dos soldados nos Estados Unidos até sua participação em missões pela Europa até o fim da Guerra.
The Pacific
Minissérie também produzida por Spielberg e Hanks, que acompanha os soldados da Marinha americana do lado da Segunda Guerra no Pacífico, focado em três Marines que participaram do conflito.
A Sete Palmos
Série com cinco temporadas sobre uma família de Los Angeles que cuida de uma funerária. O seriado recebeu vários prêmios e é considerado uma das melhores produções da HBO de todos os tempos e seu episódio final foi considerado um dos melhores da história pela crítica especializada.
True Blood
Baseada em uma série de livros, True Blood gira em torno de Sookie Stackhouse, uma garçonete com poderes que vive na cidade de Bon Temps, na Louisiana. Em um mundo em que vampiros são parte da sociedade após a criação de um produto sintético que simula sangue, a série mostra como eles tentam se integrar à sociedade, enquanto Sookie se envolve com Bill, um vampiro centenário que vive na cidade.
A Netflix ainda não confirmou a data de estreia das séries no seu catálogo. Todas já estão disponíveis para assistir na HBO Max.