Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Simpatizante | O que esperar da nova série de Robert Downey Jr

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Abril de 2024 às 09h05

Link copiado!

Divulgação/HBO
Divulgação/HBO

O Simpatizante, nova série histórica da HBO e da Max mostra o final da Guerra do Vietnã pelos olhos de um espião duplo, trabalhando para o regime comunista do Vietnã do Norte e junto com a CIA. Tendo como grande chamariz a presença de Robert Downey Jr. no elenco, a série chega com a tarefa de usar de humor ácido para tratar dos acontecimentos cada vez mais insanos dos anos 70.

Baseado no livro de mesmo nome do autor Viet Thanh Nguyen, O Simpatizante quase virou filme, de acordo com o produtor Niv Fichman em conversa que o Canaltech teve a oportunidade de participar sobre a série. Com a direção de Park Chan-wook (Oldboy), ao lado do produtor Don McKellar, o projeto saiu do papel com a chegada de Robert Downey Jr, que além de atuar, também produz a adaptação.

Continua após a publicidade

Qual é a história de O Simpatizante?

O Simpatizante adapta com fidelidade a história criada por Viet Thanh Nguyen em torno de um personagem simplesmente chamado de Capitão. Atuando como um ajudante de um general do Vietnã do Sul, trabalhando com a CIA, ao mesmo tempo que trabalha como agente infiltrado do Vietnã do Norte, o espião busca formas de ajudar a libertação do Vietnã em 1975.

Obrigado a fugir com o General para os Estados Unidos durante a Queda de Saigon, o Capitão acaba se vendo entre a difícil missão de continuar passando informações para os aliados na sua terra natal, enquanto começa a ver oportunidades na sua vida no Ocidente.

Vale comentar que O Simpatizante tem uma sequência, chamada The Committed, que continua a história do Capitão. Em nossa conversa com Niv Fichman e Susan Downey, produtores executivos da série (e, no caso dela, esposa de Robert Downey Jr), eles comentaram que ainda não pararam para pensar na possibilidade de adaptar a continuação, mas caso a série seja bem sucedida, existe essa possibilidade.

Robert Downey Jr em múltiplos papéis?

Um dos pontos mais chamativos de O Simpatizante é a presença de Robert Downey Jr, que recentemente ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em Oppenheimer. Na série, ele interpreta quatro personagens diferentes, cada um presente em um momento da vida do Capitão, que é interpretado pelo ator australiano Hoa Xuande (Cowboy Bebop).

Continua após a publicidade

Apesar de os trailers darem a entender que todos são a mesma pessoa, Downey Jr realmente interpreta quatro pessoas diferentes, umas mais esquisitas e caricatas que as outras, que acabam representando diferentes facetas do Ocidente frente ao confronto da Guerra do Vietnã. E, ao contrário do que vimos nos filmes do Eddie Murphy (Norbit), essas múltiplas facetas do agora ganhador do Oscar convencem, mesmo com toda a bizarrice envolvida.

Quem está por trás da minissérie?

O Simpatizante tem como showrunners Don McKellar e o diretor sul-coreano Park Chan-wook, conhecido por seu trabalho na direção de clássicos modernos da Trilogia da Vingança, com Mr. Vingança, Oldboy e Lady Vingança.

Continua após a publicidade

O projeto marca um dos raros trabalhos de Chan-Wook em Hollywood, que também é responsável pelo filme O Expresso do Amanhã. Junto deles, estão um time de produtores, que incluem o autor Viet Thanh Nguyen, Niv Fichman (Blackberry), Robert Downey Jr. e sua esposa, Susan Downey (Sherlock Holmes), e os diretores Marc Munden e o brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus).

Já na frente das câmeras, o elenco é liderado por Hoa Xuande e Downey Jr, mas também traz nomes como Fred Nguyen Khan (Mãe), Toan Le, Alan Trong (Alita: Anjo de Combate) e Sandra Oh (Killing Eve).

O Simpatizante estreia na HBO e na Max no dia 14 de abril, com episódios todos os domingos.