Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manifest | Qual é a história por trás da série de mistério sobrenatural?

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Julho de 2022 às 16h30

Link copiado!

NBC
NBC

Depois de quase ser cancelada sem entregar respostas para os fãs, a série Manifest foi resgatada pela Netflix e deve estrear a sua quarta e última temporada em breve.

A trama conta a história intrigante de um grupo de passageiros do Voo 828, que saiu da Jamaica para os Estados Unidos e simplesmente desapareceu no caminho. Após mais de cinco anos e todos os passageiros sendo considerados mortos, eles reaparecem misteriosamente, mas desembarcando no futuro.

Continua após a publicidade

Enquanto o mundo continuou vivendo normalmente, para os passageiros todos os anos desaparecidos foram apenas uma pesada turbulência durante o voo, que os atrasou em poucas horas. Agora, eles precisam lidar com esse mistério e todas as consequências que ele vem trazendo para suas vidas.

Manifest: inspirações

Manifest não é uma história real adaptada para a televisão, principalmente por contar com diversas questões sobrenaturais envolvendo o desaparecimento do voo. A trama, no entanto, é bastante semelhante a um caso que realmente aconteceu.

Continua após a publicidade

Em março de 2014, o voo 370 que saía do aeroporto da Malásia em direção à China, com mais de 200 pessoas a bordo, desapareceu e nunca foi encontrado. Governos de diversos países uniram forçar para buscar destroços da aeronave e as vítimas, mas nada de muito significativo foi encontrado, tornando o caso um dos grandes mistérios da atualidade.

Até então, somente algumas dezenas de fragmentos da aeronave, um Boeing 777, foram encontradas em seis países. As buscas foram feitas por aviões, mergulhadores, satélites e sistemas de mapeamento, entre diversos outros recursos, mas nenhum corpo foi encontrado.

O que teria acontecido com o avião também é um mistério. Os investigadores descobriram apenas que o último contato com terra firme aconteceu 40 minutos depois da decolagem. Essa comunicação foi feita somente com a Malásia e não com o país que seria sobrevoado na sequência, o Vietnã, e logo os radares pararam de identificar a aeronave.

Continua após a publicidade

Segundo o criador da série, Jeff Rake, a ideia para o roteiro de Manifest não surgiu com o desaparecimento do voo, mas sim uma década antes. No entanto, o acontecimento foi crucial para que a trama fosse possível, já que ninguém havia considerado produzir a série antes da tragédia.

Manifest: o que aconteceu?

Enquanto no caso real as buscas são por respostas mais concretas, como a possibilidade de um sequestro, atentado terrorista ou ainda suicídio do piloto, em Manifest as coisas acontecem de forma sobrenatural.

Assim que voltaram à vida real de maneira misteriosa mais de cinco anos depois, os personagens vêm experienciando situações estranhas no dia a dia, enquanto tentam se adaptar a como está o mundo. Os passageiros que estiveram no voo escutam suas próprias vozes e as dos outros na cabeça, além de visões, que os dizem o que fazer.

Continua após a publicidade

Essas vozes foram batizadas por eles de "chamados" por trazerem informações importantes sobre problemas e casos que eles precisam solucionar, todos trazendo conexões entre eles. Os chamados desaparecem apenas quando a pessoa escolhida para ouvi-los faz o que as vozes dizem, mesmo que sejam situações perigosas e que incomodem amigos, família e até a polícia, que investiga o caso de maneira mais cética e científica.

Enquanto respondem a esses chamados, os protagonistas Michaela Stone (Melissa Roxburgh) e Ben Stone (Josh Dallas) tentam desvendar o que realmente aconteceu naquele avião, o motivo de o tempo ter passado de forma diferente para eles e quais são as motivações das vozes e visões. Aos poucos, eles encaixam diversas peças de um quebra-cabeças complexo e que pode custar suas vidas.

O que aconteceu naquele voo e quais as relações do sumiço do avião com o espaço-tempo e a paranormalidade ainda são mistérios em Manifest, mesmo que os personagens já tenham decifrado perguntas importantes. A temporada final da série pode trazer uma explicação mais concreta sobre o caso, ou ainda seguir com um final mais lúdico, deixando aberto à interpretação.

Continua após a publicidade

Mas enquanto a quarta temporada de Manifest não estreia, você pode conferir as três primeiras completas na Netflix.