Publicidade

Fallout | 5 detalhes que só os fãs dos games vão entender

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Reprodução/Prime Video
Reprodução/Prime Video

Fallout, nova série do Prime Video, é uma adaptação da conhecida franquia de jogos de RPG, iniciada ainda na década de 1990 e altamente popular até hoje. Apesar de ter uma história inédita e com novos personagens, muitos dos elementos que fazem Fallout ser um fenômeno nos games estão presentes no seriado.

Seja através de elementos bastante óbvios para os jogadores, ou easter eggs que apenas os fãs mais empolgados da franquia vão reconhecer, Jonathan Nolan e Lisa Joy, junto com uma equipe de roteiristas e consultoras da Bethesda, prepararam várias surpresas para os espectadores da série.

Ao longo de todos os oito episódios que fazem parte desta primeira temporada, há vários detalhes que vão ressoar demais entre os velhos fãs da Bethesda e seu mundo pós-apocalíptico. São aqueles pequenos acenos que mostram que, embora Fallout seja uma série para todos, quem acompanha a franquia nos videogames vai se sentir em casa ao ver o enorme cuidado que a produção tem em recriar esse universo e suas loucuras.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Montando o personagem

Logo no primeiro episódio, conhecemos Lucy MacLean, personagem interpretado por Ella Purnell (Yellowjackets), se apresentando e listando suas habilidades para receber a permissão para se casar. A princípio, parece apenas uma introdução da protagonistas, mas os jogadores vão reconhecer que a cena foi contruída para emular a forma como você cria o seu personagem nos jogos.

Ela mostra como Lucy foi treinada dentro do sistema S.P.E.C.I.A.L., em que você deve distribuir pontos de habilidade para Strenght (Força), Perception (Percepção), Endurance (Durabilidade), Charisma (Carisma), Intelligence (Inteligência), Agility (Agilidade) e Luck (Sorte), exatamente como nos games. Assim, de forma bastante direta, a série mostra que a personagem de Purnell também foi criada no sistema bugado da Bethesda.

4. Pip-Boy de outros jogos

No segundo episódio, Lucy visita uma cidade fora do Vault 33 em busca de seu pai desaparecido. Ao chegar na loja Ma’s Sundries, existem vários modelos diferentes de Pip-Boys, computadores portáteis do universo de Fallout, à venda. E é claro que eles não estão lá por acaso.

Entre os modelos facilmente reconhecíveis à mostra, estão alguns que já apareceram em jogos da franquia, como o Pip-Boy 2000 Mark VI, de Fallout 76, e o Pip-Boy 3000 Mark IV, de Fallout 4. Este modelo, inclusive, foi lançado como parte da edição de colecionador do jogo em um modelo funcional.

Continua após a publicidade

3. Missão do primeiro jogo

Apesar de boa parte dos fãs de Fallout conhecerem a franquia com o lançamento de Fallout 3, em 2007, a série surgiu dez anos antes, em 1997, quando ainda era distribuída pela Interplay. E, homenageando a origem desse universo, a adaptação do Prime Video deu um jeito de incluir um easter egg do primeiro jogo nos primeiros episódios.

O Vault 33 tem um problema com o chip de purificação de água, que acaba sendo destruído. Não parece ser algo tão importante, porém, isso é uma alusão à missão principal do primeiro Fallout, em que um morador de Vault deixa o abrigo em busca de uma peça para substituir a mesma máquina de purificação de água.

Continua após a publicidade

2. O nascimento de Vaultinho

Um mascote de toda a franquia Fallout, o Vault Boy é o bonequinho que está presente em basicamente todos os jogos da série e que aparece várias vezes durante a adaptação. O personagem fazia parte do material de marketing da Vault-Tec, empresa responsável pela criação dos abrigos em todos os Estados Unidos.

Usando o personagem Cooper Howard, que revela detalhes sobre o passado de Fallout, conhecemos o mundo antes das explosões que devastaram o mundo. A grande revelação é que Cooper, interpretado por Walter Goggins (Justified), trabalhou como garoto propaganda da Vault-Tec, dando a ideia para a pose com o joinha, essencialmente, sendo a versão em carne e osso do mascote. Até mesmo as cores utilizadas, azul e amarela, têm a sua origem nas cores que Cooper usava nos seus tempos como estrela de filmes de cowboy.

Continua após a publicidade

1. V.A.T.S. live action

Os primeiros games da franquia Fallout eram RPGs com visão isométrica e combate em turnos, algo que mudou quando a Bethesda assumiu a produção dos jogos. A partir de Fallout 3, a ação ficou muito mais dinâmica, mas foi criado um sistema que ainda mantém um pouco a ideia de estratégia durante os combates.

Continua após a publicidade

V.A.T.S., ou Vault-Tec Assisted Targeting System permite que o jogador escolha onde acertar seus ataques, que recebem uma porcentagem de acerto dependendo da distância, arma e movimentação dos personagens. Tudo isso faz com que a ação entre em câmera lenta, permitindo alguns momentos bastante cinematográficos.

No segundo episódio, o Ghoul, um mutante caçador de recompensas, acaba entrando em um tiroteio que, por mais que não mostre os indicadores de porcentagem, funciona basicamente como se o V.A.T.S. tivesse sido ativado. Um verdadeiro show de violência em câmera lenta que os fãs dos jogos vão entender melhor do que se trata.

A primeira temporada de Fallout está disponível no Prime Video.