Publicidade

Crítica Conversa Entre Amigos | Enredo promete mais do que entrega

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Hulu
Divulgação/Hulu

A tão aguardada série Conversa Entre Amigos finalmente chegou ao Star+. Criada por Alice Birch, a obra é baseada no livro homônimo de Sally Rooney e estava sendo aguardada pelo público e pela crítica justamente por ser inspirada em um dos livros mais vendidos da autora.

A história acompanha a vida de quatro personagens que se relacionam entre si. Primeiro conhecemos Frances (Alison Oliver), uma jovem estudante que escreve poemas e os encena junto à Bobbi (Sasha Lane), sua melhor amiga e ex-namorada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em um dia de apresentação, elas conhecem Melissa (Jamima Kirke), uma escritora famosa que se aproxima de ambas. A partir de então, nasce uma amizade entre elas, e Melissa as convida para conhecer sua casa. É nesse momento que as garotas conhecem Nick (Joe Alwyn), o marido da escritora.

Com o passar do tempo, as relações vão se estreitando e enquanto Bobbi nutre sentimentos por Melissa, Nick e Frances começam um romance proibido.

Enredo promete mais do que entrega

Com essa premissa, Conversa Entre Amigos promete entregar uma história com muitas nuances e profundidade, mas, por vezes, falta ritmo no texto e é fácil se sentir entendiado em alguns diálogos.

Isso talvez possa ser explicado pelo fato de a série, ao contrário de Normal People (Pessoas Normais) — outro romance de Rooney adaptado para as telas — não ter contado com a participação da autora na produção, o que fez diferença no texto.

Outro ponto que deixa a desejar é que o casal formado por Frances e Bobbi não tem química e, ao invés de ser o ponto alto da trama, entregando um romance tórrido e emocionante, é mais uma dupla sem graça, daquelas díficil da gente torcer a favor.

Continua após a publicidade

Já Melissa e Bobbie, ao contrário, são um ponto positivo para a produção do Star+. A conexão entre as duas se dá de maneira natural, e mesmo que se mantenham como amigas durante boa parte da história, é fácil perceber a sintonia entre elas.

Vale destacar aqui a atuação de Jamima Kirke, que infelizmente ganha menos tempo de tela do que deveria, mas surge brilhante no papel da escritora bem-sucedida. Para quem a acompanhou na famosa série Girls, dando vida à Jessa, fica fácil ver o salto de amadurecimento da atriz.

Continua após a publicidade

Relações pessoais apáticas

É comum notarmos diferenças entre as relações interpessoais de personagens de outros países, uma vez que nós, brasileiros, geralmente somos mais emocionados.

No entanto, a apatia entre as relações dos personagens de Conversa Entre Amigos chega a ser um pouco angustiante, especialmente a de Frances com seus pais. A garota mal conversa ou dirige o olhar a eles, que parecem dois desconhecidos para ela.

Continua após a publicidade

No entanto, se essa apatia pode irritar em certo ponto, traz uma característica mais humana à personagem, e é isto que a série busca entregar: uma história sobre relações humanas e "pessoas reais".

Nesse ponto, há acertos. A série do Star+ constrói personagens que erram e acertam, que são agradáveis e irritantes ao mesmo tempo, e situações que todos nós já experenciamos, como esperar ansiosamente a mensagem da pessoa amada, ou brigar com a melhor amiga.

Além disso, vale ressaltar outro grande acerto da produção: não apagar a bissexualidade de Frances.

Continua após a publicidade

Logo nos primeiros episódios é revelado a orientação sexual da garota e quando ela se envolve com um homem (Nick), em nenhum momento é dito que ela é hétero. Parece um fato tão simples, mas com um cenário onde diversas produções são bifóbicas, essse é sim um ponto que merece elogios.

Fotografia e trilha sonora surpreendem positivamente

Ainda tecendo elogios à série, vale destacar a bela fotografia (especialmente nas cenas na Croácia) e a trilha sonora que traz canções como Sidelines, composta Phoebe Bridgers, All My Days de Alexi Murdoch e Falling For You de Fia Moon.

Continua após a publicidade

Vale a pena assistir Conversa Entre Amigos?

Dirgido por Lenny Abrahamson e Leanne Welham, Conversation With Friends, como é conhecida em inglês, tem uma trama divida entre 12 episódios de, aproximadamente, 30 minutos cada.

Com uma narrativa lenta, o que não necessariamente é um grande problema, a série não desagrada e tem chances de conquistar também os leitores do livro. Alguns pontos deixam a desejar, mas certamente vale a pena o play para conhecer essa história de Sally Rooney.

Continua após a publicidade

Conversa Entre Amigos está disponível no Star+.