Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ahsoka │ O que é o Mundo Entre Mundos

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Setembro de 2023 às 18h05

Link copiado!

Reprodução/Lucasfilm
Reprodução/Lucasfilm

Durante muito tempo, Star Wars deixou de lado a ideia de ser uma história de fantasia, ficando mais próximo da ficção-científica. Porém, esse lado mais mágico e sobrenatural sempre esteve presente na forma da Força, a energia que faz parte de todos no Universo.

Se, nos filmes, a Força parece ser apenas um poder místico que permite que algumas pessoas possam mover coisas com a mente e lutar de maneira espetacular com um sabre de luz, em animações e livros ela é bem mais explorada. Um dos elementos que faz parte da Força é o chamado Mundo Entre Mundos, que depois de ter sido apresentada na animação Star Wars Rebels, agora faz sua estreia em produções live-action em Ahsoka.

Só que para, entender exatamente o que é esse Mundo Entre Mundos, é necessário relembrar um pouco da história de Star Wars Clone Wars e Rebels.

Continua após a publicidade

Mortis e os Deuses da Força

Mortis é um reino misterioso que aparece pela primeira vez durante Star Wars: Clone Wars, quando Anakin, Ahsoka e Obi-Wan são levados para lá do espaço. Nesse reino, eles conhecem três deuses que representam diferentes facetas da Força:

  • A Filha (lado da luz);
  • O Filho (lado da escuridão);
  • e O Pai (o equilíbrio da Força).

Os Jedi descobrem que foram trazidos até Mortis pelo Pai, que gostaria de confirmar se Anakin é realmente O Escolhido para trazer equilíbrio à Força. Após um confronto com o Filho, Anakin prova seu poder e recebe a missão de assumir o lugar do Pai para proteger a todos.

Anakin recusa, o que poderia indicar que o lado escuro tomaria conta da galáxia — o que eventualmente se torna realidade. Os Jedi conseguem escapar, apenas para Ahsoka ser sequestrada pelo Filho.

Após Ahsoka ser corrompida para o Lado Escuro da Força pelo Filho, a Jedi acaba lutando contra Anakin e Obi-Wan. Conseguindo uma vitória sobre eles, ela entrega a Adaga de Mortis ao vilão, que a mata e fere mortalmente A Filha.

Continua após a publicidade

Obi-Wan e Anakin conseguem realizar um ritual que transfere o restante da força vital da Filha para Ahsoka, trazendo-a de volta à vida.

Após Anakin e Obi-Wan caçarem o Filho, com direito a Anakin tendo visões sobre o seu futuro como Darth Vader, eles conseguem reverter a situação, com Anakin confirmando sua posição como O Escolhido, ainda que fosse avisado sobre o perigo de deixar suas emoções tomarem conta.

A história termina com os Deuses da Força morrendo e Obi-Wan, Anakin e Ahsoka acordando em sua nave, como se não tivessem passados mais de alguns minutos em outro lugar.

Continua após a publicidade

Pura doideira!

Rebels e o Mundo entre Mundos

Isso se torna algo mais importante quando vemos a apresentação do Mundo Entre Mundos em Star Wars Rebels. Na animação, o Jedi Ezra Bridger encontra um Loth-wolf, um lobo gigante com forte conexão com a Força, que o leva até o Templo Jedi de Lothal.

Lá, Ezra encontra um lobo chamado Dume, que pode ou não ser uma forma usada pelo seu falecido mestre Kanan Jarrus. Esse lobo passa instruções para Ezra que o levam até um mural com os três deuses de Mortis, que seriam o Pai, a Filha e o Filho.

Continua após a publicidade

Realizando um ritual no local, Ezra consegue passar por um portal e entra no Mundo Entre Mundos. Essa realidade é uma imensidão com corredores e passagens que levam a uma variedade de lugares.

Enquanto caminha pelo lugar, Ezra ouve a voz de vários personagens do passado, presente e futuro, como Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Ahsoka Tano, Yoda, Qui-Gon Jinn, Poe Dameron, Leia Organa e Kylo Ren.

Continua após a publicidade

Em um dos caminhos, Ezra encontra uma ave, que parece muito com uma coruja, e que é associada aos símbolos da Filha. Através desse caminho, o pássaro mostra para Ezra a batalha entre Ahsoka e Darth Vader, que havia acontecido anteriormente na série.

Quando a Jedi estava prestes a ser morta pelo seu antigo mestre, Ezra consegue salvá-la, o que significa que o Mundo entre Mundos é um local com forte conexão com a Força, além do espaço e tempo.

Bridger gostaria de tentar salvar seu antigo mestre, Kanan, mas Ahsoka o alerta que ao fazer isso, seus companheiros poderiam morrer, já que o Jedi se sacrificou para ajudar a todos.

Continua após a publicidade

Ezra consegue voltar para o Templo Jedi, deixando Ahsoka no cenário de sua luta com Darth Vader. O portal para o Mundo Entre Mundos é fechado e templo desaba.

O Mundo Entre Mundos em Ahsoka

O quarto episódio de Ahsoka mostra a Jedi em uma batalha contra Baylan Skoll e a sua queda de um penhasco, possivelmente para a sua morte. No final do episódio, Ahsoka acorda em lugar escuro, com passagens e caminhos para seguir.

Continua após a publicidade

Novamente, Ahsoka está no Mundo Entre Mundos, sem entender muito bem o que está acontecendo. É então que ela ouve uma voz familiar: a de seu antigo mestre, Anakin Skywalker.

Com o mesmo visual de Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith, Anakin brinca com Ahsoka, falando que não esperava vê-la tão cedo. O que chama atenção é que o Jedi não aparenta ser um Espírito da Força, mas sim, alguém que está na frente de sua Padawan.

Ainda não se sabe como esse elemento será utilizado na série, mas o fato de o Mundo Entre Mundos aparecer em uma produção live-action introduz para as séries e filmes de Star Wars algo que até então não tinha sido explorado: viagem no tempo.

Continua após a publicidade

Isso não significa que o Anakin do final do episódio de Ahsoka é uma versão anterior à sua queda para o lado sombrio da Força, mas abre várias possibilidades para o futuro da franquia como um todo.

De maneira bastante contida, Ahsoka pode ter mudado de vez como as próximas produções de Star Wars serão encaradas. Considerando que existem planos para um filme, que juntará a Jedi com os personagens de The Mandalorian e O Livro de Boba Fett, pode vir muita coisa interessante no futuro de Star Wars.

Ahsoka está disponível para assistir no Disney+.