Publicidade

Vírus para Android cria contatos falsos para 'desviar' ligações para golpistas

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Unsplash/Lindsey LaMont
Unsplash/Lindsey LaMont

Uma versão do malware conhecido como 'Crocodilus' para Android consegue criar contatos falsos no dispositivo para enganar e desviar ligações para criminosos. O objetivo da nova ameaça é fazer com que vítimas atendam chamadas de números que se passam por bancos ou familiares, quando na verdade estão falando com golpistas.

O vírus foi detectado em ataques menores na Turquia e tem ampliado seu alcance. Ainda em março, a empresa de cibersegurança Threat Fabric identificou as ações da ameaça e atestou que, agora, o software malicioso é direcionado a usuários em todo o mundo.

Brasil está dentro das zonas de ação do malware,segundo as análises da empresa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o Crocodilus funciona

Uma das funções mais preocupantes do vírus é a de adicionar contatos falsos diretamente na agenda do seu celular. Assim, ao receber uma ligação de um número desconhecido, o golpista pode fazer com que o nome de um contato familiar ou de uma instituição confiável, como "Suporte bancário", apareça na tela.

Dessa forma, a vítima é induzida a atender por pensar que é uma chamada legítima de alguém em quem confia, quando na verdade é uma tentativa de fraude. Em seguida, os agentes maliciosos podem então tentar obter informações pessoais, dados bancários ou até mesmo induzir a transferências de dinheiro.

Essa tática onde o número de origem é mascarado, junto à criação de contatos fraudulentos na própria agenda do usuário, torna o vírus uma ameaça particularmente difícil de ser identificada à primeira vista.

Como se proteger

Para tentar proteger o aparelho, é possível seguir as seguintes recomendações:

  • Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis;
  • Evite baixar apps de lojas de terceiros ou links suspeitos;
  • Mantenha o Google Play Protect ativado;
  • Desconfie de ligações inesperadas;
  • Mantenha seu sistema operacional atualizado.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?