Sua conexão não é particular: como resolver o erro no seu navegador

Sua conexão não é particular: como resolver o erro no seu navegador

Por Matheus Bigogno Costa | 18 de Agosto de 2020 às 13h40
Reprodução/Visual Hunt

Ao tentar acessar algum site na web, você provavelmente já se deparou com a mensagem “Sua conexão não é particular” exibida no navegador. Esta mensagem pode causar um certo espanto nos usuários quando exibida, porque significa que ocorreu algum erro de segurança no navegador.

Neste artigo, você vai poder compreender melhor o que causa este erro e quais ações você pode seguir caso se depare com ele. Confira abaixo!

O que significa o erro "Sua conexão não é particular"?

Quando exibida na tela, a mensagem “Sua conexão não é particular” é um aviso do navegador indicando que você está utilizando uma conexão não segura. Isso pode significar que os seus dados estão em perigo e podem ser interceptados por pessoas mal-intencionadas.

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Para acessar um site, todo navegador deve verificar nos servidores se é seguro prosseguir com a conexão. Caso este site não atenda aos padrões de privacidade e não seja seguro prosseguir, a mensagem “Sua conexão não é particular” é exibida para os usuários.

Caso o navegador não consiga validar a segurança do site, a mensagem "Sua conexão não é particular" será exibida (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Geralmente, isso acontece porque pode ter ocorrido um problema com o certificado SSL (Secure Sockets Layer). Este certificado atua junto com uma conexão do tipo HTTPS, uma barreira de segurança usada para autorizar conexões seguras e que garante a proteção de dados.

Se o site que você visitou usa o protocolo HTTPS, o navegador irá verificar se existe um certificado SSL instalado. Caso o site não possua, ou tenha tido erro no certificado, o navegador irá exibir então, a mensagem informando sobre a falta de segurança.

No entanto, embora o certificado SSL seja a principal causa deste tipo de erro, ele pode não ser o único motivo. Abaixo, você pode conferir 5 maneiras para que você possa tentar resolver este problema: 

1. Recarregue a página

Embora seja algo simples, recarregar a página pode realmente resolver o problema. Às vezes, este problema pode ter sido causado por conta de uma demora na conexão com o servidor, ou por conta de uma falha de conexão da internet.

Se isso não der certo, tente acessar o mesmo site na aba anônima. Caso o site esteja realmente enfrentando problemas de segurança, o erro irá persistir.

2. Limpe o cache e os cookies do seu navegador

Quando você acessa muitos sites, o seu navegador armazena muita informação de cache e cookies. Estas informações podem comprometer a velocidade de conexão do navegador, fazendo com que ele fique mais lento.

Limpe regularmente o cache e os cookies do navegador que você utiliza com mais frequência, para que você possa tornar as suas conexões mais seguras e mais rápidas.

3. Verifique a hora e data do sistema operacional

Pode parecer atípico, mas é muito importante que você verifique se a hora e a data do sistema operacional estão corretos. Os navegadores podem utilizar esta informação do sistema para validar um certificado SSL.

Fique atento à hora e data do seu sistema operacional (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Se a data do sistema estiver no futuro, pode ser que coincida com um período em que o certificado já tenha expirado.

4. Verifique o seu antivírus 

Alguns antivírus oferecem os recursos “proteção de HTTPS” e “verificação de HTTPS”, que podem fazer com que o certificado SSL não seja devidamente validado. Para verificar se esse é o problema, desabilite o seu antivírus e tente acessar novamente o site.

Se a mensagem de erro não foi exibida, considere trocar o antivírus que você utiliza, ou verificar se ele permite que esta opção seja desativada.

5. Evite usar uma rede Wi-Fi pública

Sempre que puder, evite ao máximo utilizar redes públicas de Wi-Fi, especialmente as que não possuem senha. Ao utilizar uma rede pública, é como se todos os dispositivos ficassem, de certa forma, conectados.

Quando você usa a internet da sua casa, chamada de rede doméstica, você está protegido por um firewall e uma senha de acesso. Nessas condições, você evita que os seus dados fiquem desprotegidos na rede.

Agora você compreende melhor o que significa a mensagem de erro “Sua conexão não é particular” e pode utilizar estas dicas para saber como proceder caso ele ocorra.

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