Como abrir guia anônima

Como abrir guia anônima

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 14 de Junho de 2022 às 09h30
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Qualquer usuário que navega pela Web precisará, mais cedo ou mais tarde, saber como abrir uma guia anônima. Afinal de contas, o recurso permite fazer logins e realizar buscas sem deixar rastros, o que é bastante útil ao utilizar o PC de terceiros — mas pote vir a calhar em muitas outras circunstâncias.

Em geral, o modo anônimo evita o armazenamento de dados temporários, como senhas, cookies e histórico de navegação. Seu uso adiciona uma camada extra de segurança, já que toda a atividade local é apagada ao encerrar a janela de navegação. Desse modo, usuários que utilizarem o mesmo PC não terão acesso às informações.

O que é o modo anônimo

Como citado anteriormente, esse mecanismo permite que o usuário drible o armazenamento de dados sobre suas atividades na internet. Além disso, ainda é uma forma interessante de evitar anúncios direcionados, bem como preços tabelados que se baseam no histórico do usuário.

Quando registradas em um computador ou celular, essas informações podem ser vistas por terceiros que têm acesso ao dispositivo. Portanto, a navegação anônima é uma solução interessante para aqueles que usam um PC público ou dividem um aparelho com outros usuários.

Como funciona o rastreamento de dados

Ainda que o navegador não armazene atividades realizadas no modo anônimo, isso não mantém o usuário totalmente protegido. Afinal de contas, ainda é possível que a plataforma recolha alguns dados.

A título de exemplo, a Alphabet, empresa-mãe da Google, foi processada múltiplas vezes por recolher informações pessoais nesse modo de navegação. Em 2021, a companhia foi condenada ao pagamento de U$ 5 bilhões por não avisar aos usuários que ferramentas usadas por companhias de publicidade e sites para rastreamento continuam funcionando.

Como abrir guia anônima nos principais navegadores

O modo anônimo é aberto em uma janela à parte no navegador, o que pode ser feito através do menu ou por um comando no teclado. Confira, a seguir, os atalhos que podem ser utilizados nos navegadores mais populares:

  • Google Chrome: Ctrl + Shift + N (Windows) ou Command + Shift + N (Mac)
  • Microsoft Edge: Ctrl + Shift + P (Windows)
  • Firefox: Ctrl + Shift + P (Windows) ou Command + Shift + P (Mac)
  • Opera: Ctrl + Shift + N (Windows) ou Command + Shift + N (Mac)
  • Safari: Command + Shift + N (Mac)

Por regra, todos os programas exibem a janela anônima com uma cor diferente das demais ou do padrão, geralmente em tons cinzas. Além disso, sempre é exibido um ícone distinto que alerta o usuário sobre o funcionamento do recurso.

Como abrir guia anônima no Google Chrome

1. Para usar o recurso no Google Chrome, basta que você clique no botão de três pontos localizado no canto superior direito da tela;

2. Em seguida, selecione a opção "Nova janela anônima".

Para usar a navegação anônima no Google Chrome, acesse o menu e selecione a opção correspondente (Captura: Kris Gaiato)

Como abrir guia anônima no Microsoft Edge

1. No Microsoft Edge, o processo é bem parecido. Clique no botão de três pontos na mesma direção;

2. Para abrir uma guia anônima, selecione a opção "Nova janela inPrivate".

O Microsoft Edge quase repete a disposição do recurso, com exceção do nome (Captura: Kris Gaiato)

Como abrir guia anônima no Firefox

1. O Firefox possui uma disposição semelhante a do Chrome. No navegador, é preciso selecionar o botão de três traços também na parte superior;

2. Depois, toque no recurso "Nova janela privativa".

Também não há muitas diferenças no processo para usuários do Firefox (Captura: Kris Gaiato)

Como abrir guia anônima no Opera

1. No Opera, você deve clicar na logo do navegador, posicionada no canto superior esquerdo da tela;

2. Feito isso, clique em "Nova janela privada".

O Opera, entre todos, é o que possui a interface mais distinta quanto à ferramenta de navegação anônima (Captura: Kris Gaiato)

Se, por algum motivo, você quiser registrar o histórico de buscas enquanto estiver navegando na guia anônima, saiba que é possível. Em outra oportunidade, ensinamos como fazê-lo com a extensão Off The Record History.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.