Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Surfshark!

MPDFT dá dicas para evitar "golpe do número novo" no WhatsApp

Por  | 

Compartilhe:
Ricardo Syozi/Canaltech
Ricardo Syozi/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lançou uma cartilha com dicas para evitar o “golpe do número novo”. Com o material, o órgão busca auxiliar a população a se proteger da tentativa de fraude, que ocorre quando um telefone desconhecido entra em contato pelo WhatsApp se passando por um conhecido e pede transferência bancária.

A iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Ncyber) do MPDFT, e explica tanto a dinâmica do golpe quanto os procedimentos para evitar novas vítimas e o que fazer ao cair no golpe.

De início, a cartilha online ressalta que a prática é realizada quando os golpistas têm acesso à sua foto e contatos do WhatsApp. Em alguns casos, essa prática também ocorre através de dados vazados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A abordagem é realizada pelo mensageiro, quando um número desconhecido entra em contato e se passa por alguém próximo, como a mãe, pai ou filho. Esse contato também utiliza a foto da pessoa conhecida para dar mais veracidade à investida.

No geral, o golpista informa nas primeiras mensagens que teve um problema no celular, e que aquele seria um telefone temporário. Em seguida, solicita transferências via Pix ou até mesmo o pagamento de boletos, se passando por terceiros.

No caso de recebimento desse tipo de mensagem, o MPDFT dá as seguintes dicas para se proteger:

  • Evitar o fornecimento de dados pessoais por ligações ou mensagens;
  • Ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp;
  • Nunca realizar transferências via Pix ou outros meios solicitados sem verificar se a transação será realizada para a pessoa certa.

VÍDEO: O QUE FAZER QUANDO CAIR NUM GOLPE DO WHATSAPP

O que fazer se a pessoa caiu no golpe?

O material do MPDFT também dá orientações para quem caiu neste tipo de golpe:

Continua após a publicidade
  • Informe aos seus contatos e em redes sociais que alguém está se passando por você com um número desconhecido;
  • Denuncie o contato no WhatsApp e oriente conhecidos a fazer o mesmo;
  • Reúna provas, como o número usado pelo golpista, a conversa, contas, chaves Pix, entre outros, e denuncie à polícia;
  • Registre um boletim de ocorrência caso alguém faça uma transferência aos golpistas.

Outra orientação é o acionamento do suporte do WhatsApp para denunciar a conta utilizada para a fraude. Esse processo é feito por e-mail, ao entrar em contato com o endereço “support@support.whatsapp.com” e o assunto “Perfil Fake - URGENTE - Desative a conta (Número de telefone)”.

O ministério público também compartilhou um modelo de e-mail para ser enviado ao WhatsApp nesse tipo de situação:

Prezado(a),

Continua após a publicidade

O número (Número de telefone) criou uma conta e está utilizando minha imagem no perfil para solicitar valores para meus contatos. Por favor, desative essa conta em razão da utilização para prática de crimes previstos na legislação brasileira, bem como ferir os termos do serviço. Quaisquer dúvidas, estarei à disposição para esclarecimento através do meu WhatsApp (Número de telefone).

Cabe ressaltar que é preciso alterar os campos “(Número de telefone)” com o seu telefone tanto no assunto quanto no corpo da mensagem, como no exemplo a seguir: +55 21 91234-5678”. 

No caso de golpes que envolvem transferências bancárias, também é importante entrar em contato com a instituição financeira imediatamente.

A cartilha está disponível para acesso online e download no site do MPDFT: mpdft.mp.br

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech: