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BO Digital | Como fazer um boletim de ocorrência online

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Fevereiro de 2023 às 13h30

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(Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
(Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

O boletim de ocorrência pode ser registrado pela internet em algumas situações. É uma alternativa para casos em que a pessoa está longe da delegacia ou o lugar está lotado, por exemplo. O BO digital não é compatível para todos os tipos de ocorrência, mas funciona como um documento oficial assinado por um Delegado de Polícia.

Para registrar a ocorrência, é necessário acessar a delegacia virtual do respectivo estado em que o crime aconteceu. A Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública atende dez estados brasileiros, com acesso feito pela conta Gov.br. Nas demais localidades, é necessário criar uma conta no serviço estadual da Polícia Civil.

Quando eu posso fazer o BO Digital?

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O boletim online pode ser registrado em algumas circunstâncias. É uma opção útil para furtos ou casos de difamação, por exemplo. Veja a lista de situações permitidas para registro nas delegacias virtuais (pode variar por estado):

  • Roubo, perda ou furto de documentos, celular, objetos, placas de veículo etc.;
  • Roubo ou furto de veículos;
  • Acidente de trânsito sem vítimas ou lesão corporal;
  • Desaparecimento ou encontro de pessoas;
  • Violência doméstica ou familiar;
  • Injúria, difamação ou calúnia;
  • Estelionato ou fraude;
  • Ocorrências para a Delegacia de Diversidade Online;
  • Ocorrências para a Delegacia de Proteção Animal.

Quando eu não posso fazer o BO Digital?

Casos de homicídio, estupro, latrocínio e usos de armas de fogo não podem ser registrados online. Nessas situações, é necessário ir até uma unidade física de Delegacia de Polícia e fazer o BO pessoalmente.

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Como registrar boletim de ocorrência online

Primeiramente, localize o site da Delegacia Virtual da Polícia Civil no estado do ocorrido. Cada plataforma possui a própria interface, mas o passo a passo costuma ser similar para registrar o BO digital. Para exemplificar, usamos o site da Polícia Civil do estado de São Paulo.

  1. Acesse o site da Delegacia Virtual em qualquer dispositivo;
  2. Selecione “Comunicar ocorrência”;
  3. Escolha uma das ocorrências disponíveis;
  4. Comece a triagem do boletim. Primeiro, informe o que foi furtado ou roubado;
  5. Depois, insira o local. Além de escolher entre as opções da lista, o site exibe um formulário para preencher o endereço, a data e a hora do acontecimento;
  6. Em seguida, preencha com informações pessoais;
  7. Avance no formulário e digite todos os detalhes sobre o que aconteceu. Por fim, envie o boletim para a aprovação.
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Delegacias virtuais por estado

O que acontece após registrar a ocorrência?

Após concluir o formulário, o BO é enviado para aprovação pelas autoridades policiais. Assim que o documento é aprovado, o Distrito Policial da área investigará o caso. É possível acompanhar todo o andamento do processo pelo mesmo site de envio do boletim.