Hackers estão roubando contas da PSN com a "ajuda" do suporte da Sony
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Jones Oliveira | •

Uma nova onda de críticas dirigidas à Sony surge após a invasão da conta de um popular caçador de troféus do PlayStation 5. Ele não somente foi hackeado, mas contatos com o suporte da empresa não providenciaram ajuda suficiente e o influenciador segue não conseguindo acessar a conta.
Levando em conta incidentes anteriores e levantamentos feitos pelos próprios usuários da PlayStation Network (PSN), acredita-se que os funcionários do suporte da Sony são mal treinados e mal pagos, aceitando propinas para não resolver casos de contas roubadas ou até mesmo vendendo contas de usuários.
Problemas de suporte da PSN
O histórico da PSN com suporte não é exatamente favorável. Em 2011, um apagão levou ao roubo de 77 milhões de contas, incidente após o qual a Sony afirmou ter adicionado medidas de segurança extra: mesmo assim, vários jogadores seguem reportando o hacking de suas credenciais. O caso mais recente ocorreu com dav1d_123, caçador de troféus bastante ativo na comunidade.
Outro usuário, GGmuks, amigo de David, relatou o incidente na rede social X (antigo Twitter), afirmando que o suporte não ajudou e tem o costume de aceitar subornos e sofrer phishing. É comum que as contas mais visadas pelos hackers sejam as de jogadores famosos ou com contagem alta de troféus, já que passam a ser vendidas a altos preços no mercado ilegal virtual ou via Telegram.
A conta de dav1d_123, em particular, possui mais de 1.600 troféus e teve o acesso barrado após uma invasão no último dia 7 de outubro. O jogador, mesmo com autenticação de duas etapas Authy 2FA, não conseguiu evitar o incidente.
GGmuks entrou em contato com a conta roubada em nome do amigo e, surpreendentemente, o hacker — que se identificou como Zzyuj — respondeu, explicando como é possível convencer o suporte a dar acesso a contas ao providenciar somente o username.
O cibercriminoso ainda afirmou acreditar que os funcionários do suporte da PSN trabalham a partir de países com baixo custo de vida e por um salário mínimo, sem treinamento em protocolos de segurança.
Em 2024, um incidente semelhante afetou o influencer Hakoom, levando ao vazamento de vídeos do software de suporte usado pela PlayStation: ele é chamado de PACMAN e mostra informações de pagamento, número serial dos consoles e outros dados sensíveis, o que quebra protocolos de segurança comuns.
Jogadores têm pedido à Sony que se pronuncie sobre o caso, lembrando que a empresa não tem um histórico de transparência em resposta a brechas de segurança. O Canaltech buscou contato com a companhia requisitando um posicionamento sobre o incidente e comentários acerca da segurança do usuário, mas não obteve resposta até a publicação desta máteria.
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Fonte: Gameranx