Publicidade

Golpes com Desenrola Brasil usam IA para atingir mais vítimas

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Agosto de 2023 às 15h42

Link copiado!

Towfiqu barbhuiya/Unsplash
Towfiqu barbhuiya/Unsplash

O programa Desenrola Brasil está se tornando, cada vez mais, uma boa isca para golpes por cibercriminosos. Aberta há pouco mais de um mês, a iniciativa de renegociação de dívidas vem limpando o nome de milhões de brasileiros, mas também gerando ondas diárias de fraudes que, agora, contam com uma ajuda da inteligência artificial para se tornarem mais efetivas.

De acordo com dados da Redbelt Security, o fluxo de golpes envolve a criação média de 10 perfis por dia no Facebook e 17 no Instagram, todos visando os interessados no programa. Segundo a consultoria especializada em segurança, a IA é utilizada na criação de textos mais verossímeis para estes espaços, assim como na geração de imagens de perfil exclusivas.

Esse segundo aspecto ajuda a dar mais aparência de legitimidade aos contatos e também vem aparecendo em sites dedicados a roubar dados ou obter pagamentos fraudulentos em nome do Desenrola Brasil. O objetivo, segundo a Redbelt, é tornar as ações mais humanizadas e mais difíceis de se rastrear, uma vez que as fotos são originais e não aparecerão em sistemas de busca reversa, por exemplo.

Continua após a publicidade

“Essa abordagem tem se mostrado eficiente para dar credibilidade ao site falso”, explica William Amorim, especialista em cibersegurança da consultoria. “Os criminosos se aproveitam da popularidade do programa e da angústia das pessoas inadimplentes para atrair suas vítimas, prometendo benefícios e facilidades que não existem [e induzindo] ao fornecimento de dados bancários, informações pessoais e pagamentos.”

A inteligência artificial também resolve algumas vulnerabilidades comuns em golpes desse tipo, com a criação de falas convincentes para os sites e perfis falsos, sem que eles sejam copiados de espaços oficiais, o que também reduz a possibilidade de rastreamento e identificação da fraude. “Muitas vezes, os golpes eram reconhecidos devido aos erros de português nas páginas fraudulentas. Com a IA, os textos são mais elaborados e podem ser até personalizados, o que torna os perfis mais convincentes”, completa Amorim.

Desenrola Brasil: como identificar os golpes?

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A calma e a atenção são os principais atributos usados para identificar golpes envolvendo o programa de renegociação de dívidas. Ao buscar informações ou aderir a iniciativa, o usuário deve sempre garantir que está acessando o site oficial da iniciativa, cujo domínio principal é www.gov.br/desenrola ou caixa.gov.br/desenrola.

Recebeu uma proposta boa demais para ser verdade? É golpe. “Desconfie de sites ou contatos que prometem zerar dívidas rapidamente, solicitando dados pessoais ou pagamentos”, explica Amorim, indicando que não há como quitar as pendências a partir de intermediários ou prestadores de serviços. Não existem, também, taxas para acelerar as ações do Desenrola Brasil ou obter descontos especiais.

Manter antivírus e outros softwares de segurança instalados no computador e smartphone também ajuda na proteção, já que tais programas ajudam a identificar sites e apps fraudulentos. Contatos diretos feitos por mensagem de texto, principalmente pelo WhatsApp, também devem ser ignorados, com o acesso ao Desenrola Brasil sendo feito apenas por sites oficiais.