Publicidade

Como identificar golpes via SMS

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Fevereiro de 2021 às 18h55

Link copiado!

(Imagem: Relexahotels/Pixabay)
(Imagem: Relexahotels/Pixabay)

Oi, gente! Hoje quero falar sobre um assunto muito importante. A tecnologia trouxe várias soluções que deixam tudo mais prático, né? Hoje em dia é tão fácil resolver coisas pelo smartphone, dá para trocar mensagens, guardar fotos na nuvem e até mesmo fazer operações bancárias com poucos toques na telinha.

  • Como agir após cair em um golpe cibernético?
  • Seis dicas para não cair em golpes de phishing

Isso tudo é possível porque existem vários aplicativos que são ferramentas incríveis para ganhar tempo e encontrar soluções simples. Bem legal, né? Mas gente, olha só! É importante tomar cuidado na internet, porque toda essa facilidade também acaba tendo um lado ruim :(

É que muitas vezes golpistas usam dessa comodidade para se aproveitar das pessoas na internet. E na maioria das vezes, as vítimas nem percebem que estão caindo em um! Por exemplo: eles enviam mensagens fazendo se passar pelo seu banco, quando, na verdade, só querem ter acesso a suas informações, então é muito importante ter cuidado com isso, tá?

Normalmente essas mensagens são bem convincentes, e por isso é difícil identificar se elas são mesmo falsas ou não, mas eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a garantir sua segurança. Olha só!

Não clique em links

Essas mensagens costumam chegar com links, dizendo que é para atualizar dados, fazer um novo cadastro ou qualquer coisa do tipo. Mas, qualquer que seja a intenção da mensagem, a dica é não clicar em links externos nem fazer download de arquivos anexos, viu? A chance de isso ser um golpe é bem grande!

Não ligue para qualquer número

Gente, outro detalhe comum nessas mensagens é que elas passam um número de telefone para você entrar em contato. Muitas pessoas acreditam que, por isso, a mensagem pode ser mesmo um pouco mais segura, mas não é o caso, tá? Não ligue para números assim.

Se você quiser entrar em contato com o seu banco, por exemplo, o certo é sempre procurar na internet o número oficial de atendimento. Encontrar esses números é bem fácil, é só acessar o site oficial do banco :)

Nunca informe suas senhas

Sua senha é uma informação secreta e pessoal. Bancos e serviços em geral nunca vão pedir que você passe sua senha, viu? Suspeite se você receber uma mensagem pedindo sua senha ou dados pessoais. Se você estiver em dúvida, entre em contato com seu banco, mas nunca passe sua senha para ninguém, tá?

Dê uma pesquisada no número

Normalmente quem aplica esses golpes faz isso com várias pessoas diferentes. Tenho uma dica bem legal! Você pode pesquisar na internet o número que está enviando essas mensagens. Se for um golpe, com certeza você vai encontrar reclamações de outras pessoas em relatos postados por aí.

Cuidado com mensagens surpresa

Esses golpes acontecem bem quando você menos espera, ou seja, sem que você tenha entrado em contato com o banco ou feito qualquer solicitação. Se esse for o caso, já desconfie! Na maioria das vezes elas chegam dizendo que o banco está atualizando de algum serviço, e por isso precisam confirmar seus dados. Fique de olho, não acredite nesse tipo de mensagem, tá?

Cuidados extra

Se alguma dessas mensagens chegar em seu celular e você suspeitar do golpe, você pode bloquear o número. Mas não responda, tá? Responder essas mensagens mostra que seu número está ativo, e então a chance de as mensagens golpistas continuarem chegando é grande. A melhor forma de lidar é bloqueando aquele número.

Ah! Um detalhe importante é que você não informe seu número publicamente em redes sociais ou sites que não são da sua confiança.

Essas mensagens costumam ser enviadas através de computadores capazes de mandar várias de uma vez só. Esse processo é chamado de “smishing”. A palavra é uma mistura entre SMS e “phishing”, que é o nome dado ao golpe onde criminosos tentam conseguir os dados das vítimas enganando elas com mensagens falsas como, por exemplo, através do e-mail ou SMS.

E você? Já desconfiou de alguma mensagem estranha que chegou em seu celular? Mande para seus amigos e espalhe essas dicas!