Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Smart TVs enviam dados do usuário à Netflix mesmo sem ter conta no serviço

Por| 19 de Setembro de 2019 às 15h45

Link copiado!

Smart TVs enviam dados do usuário à Netflix mesmo sem ter conta no serviço
Smart TVs enviam dados do usuário à Netflix mesmo sem ter conta no serviço

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo jornal Financial Times mostra que TVs inteligentes também captam informações de usuários e os enviam para fabricantes, gigantes da Tecnologia e companhias de publicidade.

O estudo foi realizado pela Universidade de Northeastern e pela Imperial College de Londres. O grupo chegou à conclusão de que fabricantes como Samsung, LG, Amazon e Roku recebem informações dos usuários não só pelos sensores dos aparelhos, mas também por conexões de rede.

Assim, dados como endereço de IP e localização são passadas aos fabricantes e até as empresas de aplicativos que constam nestes aparelhos. A pesquisa ainda mostrou que, em casos de apps como a Netflix, mesmo que você nem tenha uma conta no serviço, seus dados são enviados à rede de streaming.

Procurada pelo Financial Times, a Netflix informou que “a informação que recebe de Smart TVs que não têm contas ligadas a sua plataforma se limita a observação de produtos e ver como a Netflix aparece nesses televisores”. A companhia ainda informa que não recebe nenhum dado de outros aplicativos que tenham esses aparelhos como origem.

Continua após a publicidade

Outras gigantes como Facebook e Google também recebem os dados das TVs inteligentes para aprimorar a rede de publicidade que oferecem em seus serviços.

Também procurado pelo site, o Facebook disse que é comum que aparelhos deste tipo enviem dados para companhias parcerias. Já a Google informou que desenvolvedores podem ter acesso a dados para ver como seus anúncios estão desempenhando. “Dependendo das preferências escolhidas pelo usuário, o desenvolvedor pode compartilhar dados com a Google, parecido com as [preferências] usadas em anúncios de aplicativos ou de sites”, informa a empresa em nota. A companhia ainda diz que, dependendo do fabricante ou desenvolvedor, “os dados enviados para a Google podem conter localização do usuário, tipo de dispositivo e o que está sendo visto, para que o app possa personalizar os anúncios".

As empresas que mais recebem informações são a Google, Microsoft e a Akamai, sendo que o Fire TV Stick, dispositivo de streaming da Amazon, é o que mais envia dados. Ao todo, a pesquisa analisou 81 aparelhos.

Além do endereço de IP e localização, os pesquisadores não têm certeza de outros dados que podem ter sido enviados, já que são criptografados. A pesquisa completa está disponível no site do Financial Times.

Continua após a publicidade

Fonte: Financial Times