Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Enquete sobre privacidade coloca Facebook como empresa menos confiável

Por| 27 de Dezembro de 2018 às 11h11

Link copiado!

Enquete sobre privacidade coloca Facebook como empresa menos confiável
Enquete sobre privacidade coloca Facebook como empresa menos confiável

Um levantamento conduzido pela firme de pesquisa de dados Toluna apontou que o público realmente não confia mais no Facebook. Buscando avaliar, por meio da opinião pública, a percepção dos internautas quanto à proteção de dados, 40% dos entrevistados afirmam que a rede social de Mark Zuckerberg, talvez sem nenhuma surpresa, não faz um bom trabalho em resguardar as informações pessoais de seus usuários.

A situação corrobora todas as dificuldades que o Facebook vem enfrentando em 2018, com relatos de ferramentas que rastreiam diversas informações de seus usuários, tais como usar sistemas de localização mesmo com o recurso desativado no smartphone, o vazamento de informações de mais de 80 milhões de perfis na rede, a acusação de vender ou fornecer dados para fabricantes de smartphones e o acesso dado pela empresa a parceiros para informações sigilosas, para citar alguns exemplos e sem nem mencionar todo o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, que ocorreu em 2017, mas tem ramificações legais em vários países até hoje.

Um distante segundo lugar é ocupado por outra rede social: o Twitter. Ainda que “apenas” 8% dos internautas tenham mostrado preocupações relativas à privacidade na rede de microblogs, o Twitter não esteve livre de acusações sobre como gerencia as informações de seus usuários. Em abril deste ano, a empresa supostamente vendeu dados de sua base à Global Software Resources, companhia fundada por Aleksandr Kogan, criador de diversas ferramentas de coleta de dados e análise de perfis de eleitores pela internet.

Continua após a publicidade

No lado bom da avaliação, porém, estão Apple, Tesla, Microsoft e Netflix. A Maçã de Cupertino costuma usar seus métodos de proteção aos usuários como peça de marketing, empregando criptografia de ponta a ponta por todos os seus sistemas operacionais. No caso da Tesla, o levantamento concluiu que o CEO da empresa, Elon Musk, contribuiu para a criação de uma percepção de que a companhia de automóveis elétricos de luxo não erra no gerenciamento de informações de seus clientes — comparando-o até mesmo com o falecido Steve Jobs.

Já a Microsoft e a Netflix foram empresas que, apesar do amplo tamanho que atingiram e seu franco crescimento em 2018, conseguiram se manter fora dos holofotes quando o assunto era violação de privacidade, efetivamente tomando a liderança no ranking de empresas confiáveis aos olhos dos usuários.

Fonte: 9to5mac