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Facebook estaria usando dados de localização para anúncios, mesmo se desligados

Por| 19 de Dezembro de 2018 às 16h12

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Facebook estaria usando dados de localização para anúncios, mesmo se desligados
Facebook estaria usando dados de localização para anúncios, mesmo se desligados
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O Facebook continua em idas e vindas nada favoráveis quando o assunto é a privacidade e o uso de dados do usuário: de acordo com post publicado no Medium por Aleksandra Korolova, professora de Ciências da Computação da Universidade do Sul da Califórnia, a rede social capitaneada por Mark Zuckerberg tem mais um recurso questionável em aplicação: o uso de dados de localização do usuário para entrega de anúncios direcionados por região, mesmo quando este recurso está desativado no smartphone.

O post entra em longo detalhamento técnico de como o Facebook consegue fazer isso, onde ela narra que investigou a fundo os links explicativos da própria rede social sobre como funciona a publicidade na plataforma, bem como as formas usadas pelo Facebook para coletar dados de geolocalização de usuários. A especialista chama atenção especificamente para o parágrafo que denota: a rede social não utiliza somente o GPS do seu aparelho para estabelecer conexão, mas também sinais de rede por onde o usuário tenha se conectado.

Korolova ressaltou que não deixa o recurso de localização acionado no Facebook, e os serviços de GPS do seu celular ficam sempre desativados. Ela também não tirou fotos ou permitiu marcação em fotos que denunciassem a sua presença, suas contas online são mantidas em separado do Facebook e ela nunca compartilha seu atual local no WhatsApp ou Instagram e nenhum de seus perfis sociais mostra a sua cidade de residência ou mesmo cidade natal. A grosso modo, o Facebook não tem como saber por ela, onde ela está.

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No entanto, Korolova continua recebendo peças publicitárias direcionadas para “pessoas que moram próximas a Santa Mônica”, região de sua residência. No Facebook, o FAQ de publicidade e coleta de dados diz que “a empresa coleta informações de fontes que incluem ‘Onde você se conecta à internet’ e ‘Onde você usa seu telefone’”. Mais além, a rede também explica que pode determinar localizações aproximadas dos usuários por meio de conexões Bluetooth e endereços de IP. A especialista argumenta, porém, que não há uma declaração expressa sobre o controle de dados pertencer totalmente ao usuário, ou se há alguma discriminação das informações.

“Os problemas possíveis de não se dar ao usuário um controle significativo de seus dados de localização são amplificados pelas ferramentas do Facebook que são oferecidas a anunciantes, para atingirem pessoas baseadas em sua posição atual. (...) O Facebook, oferece tais ferramentas a anunciantes para que eles criem campanhas publicitárias direcionadas a pessoas ‘que vivam em’ ou ‘que tenham passado recentemente por’ uma área geográfica tão pequena quanto uma casa”, ela diz.

Em resposta ao post da especialista, um porta-voz do Facebook disse que “não há” uma forma dos usuários fazerem um opt-out (ou seja, propositalmente desligar o serviço) por completo do rastreio de sua localização, além de confirmar que a empresa de fato usa endereços de IP e outras fontes de dados para coletar informações, mas não a conexão Wi-Fi:

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“O Facebook não utiliza dados de redes Wi-Fi para determinar a sua localização para anúncios, caso você tenha os ‘Serviços de Localização’ desligados. Nós usamos, porém, informações de IP, check-ins e a sua cidade atual relacionada em seu perfil. Nós explicamos isso às pessoas, incluindo estas informações em nosso site-guia de Privacidade e na página ‘Sobre Anúncios no Facebook’. Não há uma forma definitiva para que as pessoas deixem de usar inteiramente a localização para anúncios. Nós utilizamos a cidade e o CEP de localizações, os quais coletamos de endereços de IP e outras informações para assegurar que estamos oferecendo às pessoas um bom serviço — certificando que eles vejam o Facebook com o idioma certo, mostrando a eles apenas eventos e anúncios de produtos que estejam próximos a eles”.

O fato do Facebook não ser completamente expresso quanto à esta coleta de dados parece ser o que mais incomodou a professora universitária. O que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Facebook’s Illusion of Control over Location-Related Ad Targeting (Medium); Gizmodo