Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPUs AMD EPYC são afetadas por vulnerabilidade CacheWarp

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Novembro de 2023 às 14h40

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

As três gerações anteriores de CPUs AMD EPYC são suscetíveis a ataques CacheWarp. A vulnerabilidade presente nos processadores Naples, Rome e Milan utiliza cache de máquinas virtuais (VM) para injetar códigos maliciosos sem ser detectada pelos protocolos de segurança da CPU.

Segundo artigo publicado em parceria entre a Universidade de Tecnologia de Graz e o Centro Helmholtz de Segurança da Informação, o CacheWarp força linhas de código modificadas na memória temporária de virtualização. Com isso, é possível reverter o estado da VM e ganhar controle do sistema sem ser detectado em checagens de integridade de hardware.

Continua após a publicidade

Vulnerabilidade de arquitetura

Ataques utilizando VMs não são uma novidade, sendo bem comuns; por isso, protocolos de encriptação em processos de virtualização são essenciais. Isto porque a função principal de CPUs como os EPYC é, principalmente, rodar máquinas virtuais remotas em serviços de nuvem, como o Amazon Web Services (AWS).

Os processadores AMD, especificamente, utilizam as tecnologias SEV (Virtualização Encriptada Segura) e SNP (Paginação Aninha Segura), projetadas para isolar essas máquinas virtuais da memória do sistema. No entanto, o estudo identifica vulnerabilidades justamente na arquitetura do sistema SEV-SNP de atestação de integridade de memória.

A AMD reconheceu a vulnerabilidade em nota oficial e afirmou que ela não está presente nas CPUs EPYC Genoa 8004 e 9004. Além disso, a empresa já está trabalhando em atualizações de emergência para contornar a falha, uma vez que ela continua a investir em sistemas EPYC 7003, e maioria de seus clientes ainda não migrou sua infraestrutura estrutura para a quarta geração.

🛒Compre CPUs AMD Ryzen com o melhor preço!

🛒Compre placas de vídeo AMD Radeon RX com o melhor preço!