SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

AMD lança novos produtos EPYC de 3ª geração para segmento mainstream

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Novembro de 2023 às 20h45

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD lançou seis novas soluções EPYC de 3ª geração. Apesar de os novos CPUs EPYC 8004 e 9004 já estarem no mercado, o aumento do lineup da série 7003 visa trazer soluções com alta eficiência energética e capacidade IA, mas mais baratos para incentivar serviços críticos e segmentos corporativos intermediários a atualizarem sua infraestrutura.

A corrida para implementação de IA em servidores está avançando rapidamente, mas a maioria dos lançamentos recentes acabam sendo extremamente caros para o mercado mainstream. Isso acaba criando um vácuo de desempenho entre gigantes de tecnologia e serviços mais básicos, mas que também se beneficiariam dessas melhorias.

Continua após a publicidade

HPC e IA para empresas de todos os portes

Empresas menores ou órgãos oficiais que prestam serviços básicos, como saúde e segurança, trabalham geralmente com receitas mais restritas ou repasses fechados. Isso faz com que a atualização da infraestrutura de Tecnologia de Informação dessas organizações e companhias fiquem de fora da lista de prioridades na hora de alocar verba.

Investir em servidores mais eficientes para computação de alto desempenho, Big Data e IA é cada vez mais urgente para a melhoria dos serviços. Contudo, como o retorno é geralmente a longo prazo, e o custo inicial é bastante elevado, muitos desses clientes em potencial estão mantendo infraestruturas defasadas.

Continua após a publicidade
“Os responsáveis pelas decisões de TI precisam de soluções objetivas para atualizações suaves de infraestruturas com data center antigos.”, afirmou Dan McNamara, VP sênior da Unidade de Servidores para Negócios da AMD.

Por essa razão, a AMD lançou novos servidores com processadores EPYC 7003 embarcados em parceria com Cisco, Dell, Gigabyte, HPE, Lenovo e Supermicro. Mesmo ainda com arquitetura Zen3, memórias DDR4 e barramentos PCIe 4.0, essas novas soluções oferecem bom desempenho em operações de HPC e IA, mas investimento inicial bem menor que os novos EPYC Genoa de 4ª geração.

Com essa iniciativa, a intenção é oferecer soluções adaptadas às necessidades modernas de empresas e organizações de todos os portes e segmentos, e não apenas as gigantes com receitas bilionárias.

🛒Compre processadores AMD Ryzen com o melhor preço!

Continua após a publicidade

🛒Compre notebooks com processador AMD Ryzen com o melhor preço!