Publicidade

Bug no Microsoft Defender acusa BIOS de PCs de estar desatualizada

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está trabalhando para corrigir um bug que faz o Defender para Endpoint classificar, erroneamente, o firmware da BIOS de alguns sistemas como desatualizado, avisando que os usuários precisam baixar atualizações — que, neste caso, não existem.

Segundo pesquisadores da empresa de segurança Redmond, o problema afeta especificamente computadores da Dell e é causado por um bug na lógica do Defender para Endpoint. A lógica em questão busca vulnerabilidades para os aparelhos, e os principais afetados são algumas companhias não divulgadas e usuários da fabricante estadunidense.

Problemas da Microsoft

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A gigante da tecnologia já desenvolveu, segundo comunicados, uma solução para o problema, e está preparando o lançamento do patch de correção em breve. Não foi divulgado, no entanto, o número de usuários afetados ou as regiões com maior concentração do bug no Defender XDR.

Na última quinta-feira (2), engenheiros da Microsoft também consertaram crashes em dispositivos macOS que causavam tela preta após atualizações do último dia 29 de setembro. O bug era causado por um deadlock no framework de segurança da Apple, gerado quando vários provedores de segurança recebem eventos.

Ainda neste mês, a Redmond consertou um falso positivo que causava um bloqueio anti-spam no Microsoft Teams e Exchange Online, impedindo os serviços de abrir links. Segundo a Microsoft, o problema era gerado pela sinalização incorreta de URLs dentro de outras URLs como potencialmente maliciosas.

Bugs de machine learning que sinalizavam, falsamente, e-mails da Adobe no Exchange Online como spam também foram consertados neste ano. Outro problema colocava alguns e-mails de usuário em quarentena incorretamente e um terceiro levava e-mails Gmail a serem considerados spam no Exchange Online sem motivo.

Confira também:

VÍDEO | Como saber se o CELULAR está com VÍRUS e O QUE FAZER para resolver o problema

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft 1, 2 via BleepingComputer