Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 3 principais ameaças virtuais para dispositivos Android

Por| Editado por Claudio Yuge | 17 de Maio de 2022 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/Techzdudes
Reprodução/Techzdudes

O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no Brasil, graças a grande quantidade de aparelhos disponíveis no mercado que o utilizam. Ao mesmo tempo, a natureza mais aberta do sistema também faz com que ele esteja mais sujeito a ataques virtuais, que podem gerar diversos tipos de prejuízos para seus usuários.

A firma de segurança ESET, em seu Relatório de Ameaças referente a 2021, identificou que durante o ano passado as ameaças virtuais direcionadas ao Android, especificamente malwares, aumentaram em 428%. Nesse contexto, e com a tendência que esses números aumentem durante os próximos meses, é importante que usuários saibam quais são os perigos cibernéticos que podem atingir os aparelhos que funcionam com esse sistema.

Nesse contexto, a ESET compartilhou com o Canaltech às três principais ameaças virtuais para sistemas Android detectadas pela empresa. Detalhamos elas a seguir:

Continua após a publicidade

Ransomware de Android

O ransomware de Android é um tipo de código malicioso que bloqueia o smartphone e, em muitos casos, também criptografa os arquivos. Os cibercriminosos exigem que a vítima pague para recuperar os dados e o aparelho.

Trojans bancários

Continua após a publicidade

Esse tipo de malware se concentra em roubar credenciais de plataformas bancárias online e muitas vezes são capazes de burlar sistemas de autenticação em duas etapas. Uma vez que instalamos e aceitamos o aplicativo, o malware executa uma série de ações no dispositivo e sua funcionalidade é ativada, o que permite roubar credenciais bancárias e a frase semente (seed phrase) ou a chave de recuperação da carteira de criptomoedas. Todas essas informações são enviadas para o servidor do invasor, que então pode tentar invadir as contas da vítima ou vende os dados em lugares como a dark web.

RATs (Remote Access Trojans):

Os Trojans móveis mais perigosos, segundo a ESET, são os RATs ou Remote Access Trojans, cujo objetivo é espionar o dispositivo da vítima seguindo os comandos enviados pelo invasor remotamente. Esse tipo de malware é capaz de realizar muitas ações no computador infectado, como gravar pressionamentos de tecla ou keylogging para pesquisar credenciais e outros dados confidenciais, interceptar comunicações em qualquer aplicativo de mídia social, gravar chamadas, tirar fotos e roubar credenciais de aplicativos bancários.

Como se proteger de vírus no Android

Continua após a publicidade

Com conhecimento das ameaças, é importante também saber como se proteger de possíveis infecções contra esses agentes maliciosos. Em geral, para os três tipos citados acima, as dicas de segurança são as mesmas:

  • Confira se mensagens recebidas são de fontes confiáveis: Recebeu uma mensagem com algum conteúdo suspeito, como uma oferta ótima ou supostos problemas na sua conta? Não clique em nenhum link até verificar a autenticidade desse contato, já que muitas vezes podem ser criminosos tentando obter dados pessoais ou roubar dinheiro;
  • Só baixe aplicativos em lugares confiáveis: Google Play no Android ou App Store no iOS são as lojas em que aplicativos oficiais das marcas estão disponíveis - nunca baixe eles por meios diferentes; Além disso, nunca insira seus dados de login em serviços ou aplicativos de terceiros;
  • Mantenha a calma: Caso tenha perdido o acesso à conta, fique calmo e entre em contato com o suporte da rede social o mais rápido possível, descrevendo em maior número de detalhes possível o que aconteceu e anexando todas as evidências que você tiver disponível;
  • Use autenticação de dois fatores: Habilite a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos que permitirem essa medida de segurança; assim, se alguém tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo diferente, a rede social solicitará um código único que você receberá via SMS.