Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anonymous diz ter invadido TV russa para exibir imagens da guerra na Ucrânia

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Março de 2022 às 15h00

Link copiado!

Anonymous
Anonymous

Em mais uma ofensiva digital contra a Rússia, o grupo Anonymous afirmou ter invadido canais de TV e serviços de streaming do país para exibir imagens da guerra na Ucrânia. Cenas de ataques aéreos e relatos de jornalistas internacionais teriam aparecido em pelo menos seis canais estatais e plataformas de conteúdo sob demanda, em protesto contra a invasão que vem se desenrolando ao longo das últimas semanas.

Textos com palavras de ordem e protestos contra o conflito e o governo de Vladimir Putin também foram exibidos nas telas, além de cenas fortes como o ataque contra um prédio do governo em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, e imagens do bombardeio contra áreas civis da capital, Kiev. Os ataques também teriam atingido representações internacionais de canais estatais da Rússia em outros países da Europa.

Continua após a publicidade

De acordo com contas ligadas ao Anonymous nas redes sociais, teriam sido comprometidas as plataformas Wink e Ivi, que entregam conteúdo de entretenimento e informativos via streaming, e os canais Russia 24, Channel One e Moscow 24; o Russia Today, que opera na França e também é ligado ao governo russo, também teria sido atingido. Os relatos surgiram na madrugada desta segunda-feira (07).

O ataque seria uma forma de combater a propaganda russa, que vem afirmando que a invasão da Ucrânia foi iniciada como forma de manter a paz nas fronteiras com a Rússia e evitar a ascensão de grupos supremacistas no país, que estariam em guerra civil. As mensagens também pediam que os cidadãos do país se opusessem aos conflitos e demonstrassem que o povo é contra a guerra.

Anonymous declarou guerra à Rússia e apoio à Ucrânia

Ainda, os golpes foram rapidamente relacionados a outras intrusões realizadas pelo Anonymous ao longo da última semana, desde que os hacktivistas declararam guerra à Rússia. No que afirmam ser a maior operação conjunta de sua história, mais de 300 sites oficiais ou ligados ao Kremlin e ao governo da aliada Bielorrússia teriam sido tirados do ar, enquanto em um dos golpes mais ousados, o bando afirmou ter invadido os sistemas da Roscosmos, a agência especial do país, e o impedido de controlar seus satélites espiões.

Continua após a publicidade

O diretor da Roscosmos, Dmitry Rogozin, negou a invasão aos sistemas da agência de controle espacial na última semana, afirmando que todos os sistemas seguem funcionando normalmente. Enquanto isso, o governo da Rússia não confirma nem nega uma invasão a canais ou plataformas de streaming estatais.

Rússia e Ucrânia entram em sua terceira semana de conflitos armados, enquanto conversas entre os dois países sobre um cessar-fogo não avançam nem mesmo quando o assunto são corredores humanitários, para a retirada de refugiados. Os números oficiais falam em 498 militares russos mortos na primeira semana de ofensiva, enquanto a ONU fala em 364 civis mortos na Ucrânia, mas admite que o número pode ser muito maior, principalmente, nas áreas que já foram controladas pelos invasores.

Fonte: Anonymous TV (Twitter)