Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Varíola dos macacos: EUA podem liberar vacina para pessoas com alto risco

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Maio de 2022 às 10h15

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato Elements
FabrikaPhoto/Envato Elements

Os Estados Unidos avaliam um pedido para que doses da vacina contra a varíola sejam liberados para pacientes e pessoas de alto risco, após surto de casos da varíola dos macacos — em inglês, monkeypox — serem relatados no mundo. No momento, o país confirmou um quadro da infecção e outros quatro estão em investigação, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Vale explicar que a vacina contra a varíola humana também protege contra a dos macacos, segundo as autoridades de saúde. Embora diferentes, os vírus compartilham uma similaridade genética, o que permite a extensão da imunidade.

Continua após a publicidade

"Como o vírus da varíola dos macacos está intimamente relacionado ao que causa a varíola, a vacina contra a varíola também pode proteger as pessoas contra a varíola dos macacos", explica o CDC sobre a possibilidade de usar imunizantes já existentes.

Vacinas contra a varíola

"A vacina contra a varíola não está atualmente disponível para o público em geral. No caso de outro surto de varíola nos EUA, o CDC estabelecerá diretrizes explicando quem deve ser vacinado", explica o órgão, em comunicado. Anteriormente, doses do imunizante foram distribuídas no surto de 2003.

No momento, o país conta com duas opções para a imunização contra a varíola:

Continua após a publicidade
  • A vacina de última geração, a Jynneos: com estoque de mil doses;
  • A vacina mais tradicional, a ACAM2000: com estoque de 100 milhões de doses.

Especificamente, a nova versão tem uma alta taxa de eficácia contra a varíola dos macacos. "Dados anteriores da África [a principal região endêmica da doença] sugerem que a vacina contra a varíola é pelo menos 85% eficaz na prevenção da varíola. A eficácia de Jynneos contra a varíola dos macacos foi concluída a partir de um estudo clínico sobre a imunogenicidade e dados de eficácia de estudos em animais", aponta o CDC.

EUA vão imunizar contra a varíola dos macacos?

"Posso informar que houve um pedido de liberação da vacina Jynneos, do National Stockpile, para alguns dos contatos de alto risco de alguns dos primeiros pacientes, de modo que está acontecendo ativamente agora", explicou Jennifer McQuiston, diretora do CDC para doenças emergentes, durante entrevista para a CNN.

Continua após a publicidade

Se as doses do imunizante forem liberadas, McQuiston conta que "esperamos maximizar a distribuição da vacina para aqueles que sabemos que se beneficiariam dela". Dessa forma, "essas são pessoas que tiveram contato com pacientes conhecidos de varíola, profissionais de saúde, contato pessoal muito próximo e aqueles que, em particular, podem estar em alto risco de doença grave", completa.

Fonte: CDC e CNN