Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacinação com CoronaVac é suspensa no Rio por falta de doses disponíveis

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Setembro de 2021 às 13h45

Link copiado!

FabrikaPhoto/Envato Elements
FabrikaPhoto/Envato Elements

A situação da vacinação contra covid-19 ficou apertada no Rio de Janeiro nesta semana, devido à falta de doses do imunizante da CoronaVac. O município precisou suspender a aplicação da segunda dose por conta dessa escassez.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou um lote de 166 mil vacinas, que integra uma remessa suspensa de forma cautelar. No começo do mês, a Anvisa interditou 25 lotes, que consistem em 12,1 milhões de imunizantes enviados pela fabricante chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan na produção da CoronaVac.

O argumento da agência é que a fábrica de onde vieram os imunizantes não recebeu autorização de uso emergencial emitida para a vacina. 

Continua após a publicidade

Mas vale ressaltar que, mesmo frente à suspensão das aplicações de CoronaVac, a vacinação com outros imunizantes continua ocorrendo normalmente no Rio de Janeiro, conforme o calendário, tanto para a primeira quanto para a segunda dose, além da dose de reforço.

Atualmente, a primeira dose está sendo aplicada a adolescentes e a grávidas, lactantes, puérperas e pessoas com deficiência de 12 anos ou mais. Enquanto isso, a dose de reforço está sendo aplicada em idosos com 91 anos ou mais e a pessoas com alto grau de imunossupressão, com 60 anos ou mais.

Fonte: Agência Brasil