Estudo revela taxa de eficácia da vacina da Pfizer contra variante Delta

Estudo revela taxa de eficácia da vacina da Pfizer contra variante Delta

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 05 de Julho de 2021 às 14h40
microgen/Envato

De acordo com um novo estudo realizado em Israel, que já tem cerca de 60% da população totalmente imunizada, a vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 parece ser menos eficaz em conter a propagação da variante Delta do coronavírus, mas ainda protege contra o desenvolvimento das formas graves da doença.

O que se observa é que a vacina protegeu 64% das pessoas contra a infecção entre 6 de junho e início de julho. Entre 2 de maio e 5 de junho, no entanto, apontava-se 94%. A queda na eficácia coincide com a suspensão das restrições contra a propagação do vírus no país no início de junho, exatamente o momento em que a nova variante vivia uma ascensão.

Em contrapartida, os dados colhidos pelo estudo israelense também trouxeram notícias positivas sobre a vacina, mostrando que ela protege contra o agravamento e mantém bons índices de prevenção à hospitalização. A efetividade em evitar internações caiu, mas ligeiramente: de 98% para 93%.

Vacina da Pfizer declina em conter variante delta, mas protege da COVID-19 grave, segundo novo estudo israelense (Imagem: rawf8/Envato)

Em paralelo, outra pesquisa mostra proteção contínua contra novas mutações, apenas ligeiramente reduzida em alguns casos. As evidências coletadas até agora sugerem que a vacina “continuará a proteger contra essas variantes”. Além disso, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas “provavelmente” precisarão de uma terceira dose da vacina em 12 meses após estarem totalmente protegidas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Fonte: Bloomberg (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.