Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina experimental do câncer mostra resultados promissores em animais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Novembro de 2022 às 10h47

Link copiado!

SteveAllenPhoto999/Envato
SteveAllenPhoto999/Envato

Em um novo estudo publicado na revista científica Cell, um grupo de pesquisadores conseguiu alcançar resultados promissores de uma vacina experimental desenvolvida contra o câncer. Por enquanto, os testes foram conduzidos em roedores.

O imunizante induziu duas respostas distintas e desejáveis ​​do sistema imunológico que levaram a uma regressão significativa do tumor. Os pesquisadores descobriram que a administração intravenosa da vacina aumentou o número de células T citotóxicas capazes de infiltrar e atacar células tumorais e engajou o sistema imunológico inato induzindo o interferon tipo I.

Na prática, a resposta imune inata modificou o microambiente do tumor, neutralizando as forças supressoras que, de outra forma, reprimiriam a ação das células T. Essa modificação tumoral não foi observada em camundongos que receberam a vacina por administração subcutânea (ou seja, na pele).

Continua após a publicidade

Por enquanto, a vacina está sendo chamada provisoriamente de “vax-innate”. Os pesquisadores dizem que a vacina candidata também pode ser administrada por via intravenosa a pessoas que já receberam células T específicas do tumor como terapia, e ainda pode melhorar o controle do tumor, aumentando o número de células T.

A ciência tem se concentrado verdadeiramente no desenvolvimento de vacinas que possam virar o jogo no que diz respeito ao câncer. Para se ter uma noção, paralelamente, a empresa alemã de biotecnologia BioNTech planeja entregar os primeiros imunizantes oncológicos antes de 2030.

Fonte: Cell via Science Blog