Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina e tatuagem: tem relação? Especialista esclarece dúvidas frequentes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2022 às 11h30

Link copiado!

Allef Vinicius/Unsplash
Allef Vinicius/Unsplash

Mesmo em um cenário no qual pelo menos 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina contra covid-19, ainda há dúvidas sobre vacinação, de um modo geral. Para as pessoas que têm tatuagem, por exemplo, o questionamento é ainda maior, considerando vários relatos envolvendo enfermeiros se recusando a vacinar o braço tatuado. Com isso em mente, a equipe do Canaltech buscou a visão de uma especialista sobre as perguntas mais frequentes.

Pode tomar vacina em cima da tatuagem?

De acordo com Danielle Sellmer — enfermeira, mestre em Tecnologia em Saúde e professora da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) — a tatuagem em si não tem nenhuma influência na absorção e no resultado da vacina, e o que contraindica a aplicação da vacina em locais com tatuagens muito fechadas é a dificuldade que se tem em observar se a pessoa vai apresentar sinais de um evento adverso.

Continua após a publicidade

A especialista menciona exemplos como a hiperemia (uma alteração na circulação sanguínea, o que pode ser percebido por meio de sintomas como vermelhidão e aumento da temperatura do corpo) e o edema (acúmulo líquido para debaixo de pele, que pode surgir em casos de inflamações e intoxicações).

"Esses eventos são sempre notificados para o Ministério da Saúde, até para que eles possam acompanhar e relacionar com determinado lote de vacina. Isso já acontece desde sempre para todas as vacinas", explica Danielle. "Então a única contraindicação é pelo fato de a pessoa não conseguir observar que está tendo um efeito inflamatório local e demorar demais para notificar o serviço de saúde para que possa tomar as medidas necessárias para tratar esse processo inflamatório", completa.

Pode tomar vacina depois de fazer tatuagem?

Continua após a publicidade

Outra dúvida frequente é se a pessoa que fez uma tatuagem muito recentemente (em qualquer parte do corpo, não necessariamente no braço) precisa esperar algum tempo para tomar uma vacina. Danielle garante que não é necessário aguardar: "Pode tomar. Não vai ter absolutamente nenhuma interferência na absorção da vacina e no resultado esperado".

Pode fazer tatuagem depois de tomar a vacina?

Por outro lado, muito se questiona o oposto, ou seja, se a pessoa que tomou vacina precisa esperar um tempo específico para fazer uma tatuagem. A enfermeira também tem a resposta: "Também não é necessário esperar, pode até fazer no mesmo dia, se quiser, não vai ter nenhuma interferência. Só se recomenda não fazer a tatuagem no braço que tomou a vacina porque a pessoa vai sentir mais dor. Então, caso a pessoa queira tatuar o braço direito, é bom aguardar passar o processo doloroso local", esclarece.

Tatuagem fortalece o sistema imunológico?

Continua após a publicidade

Um estudo conduzido pela University of Alabama em 2016 chegou a apontar que ter tatuagens fortalece o sistema imunológico. O argumento é que, da primeira vez, o corpo não está acostumado e fica enfraquecido, mas em uma segunda ocasião o organismo já luta para resistir. Na época, os pesquisadores acompanharam a sessão de tatuagem de 29 voluntários e coletaram amostras de sangue para analisar a quantidade de um anticorpo chamado imonuglobina A e de um hormônio chamado cortisol.

"Qualquer lesão que a gente tenha no corpo estimula o nosso sistema imunológico. Tatuagem é tinta entrando dentro do corpo. É um corpo estranho, o organismo vai reagir enviando leucócitos para poder dar conta. Mas não é um evento que vai fortalecer o sistema imunológico de ninguém", aponta Danielle.

Fonte: Com informações de National Library of Medicine