Publicidade

Beber muito álcool pode afetar eficácia da vacina contra COVID-19

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 14h15

Link copiado!

Sandra Seitamaa/Unsplash
Sandra Seitamaa/Unsplash

Agora que a vacinação está se tornando realidade, algumas dúvidas sobre o que pode prejudicar a eficácia vêm à tona. Tanto é que fizemos uma matéria especial tirando todas as dúvidas a respeito da CoronaVac, um dos imunizantes que estão sendo aplicados no país. Na ocasião, o especialista esclareceu, por exemplo, que a vacina pode causar problemas para quem é alérgico, por isso a importância conferir os componentes antes. Mas, recentemente, aconteceu mais uma revelação sobre vacinas: o consumo excessivo de álcool pode prejudicar sua eficácia.

A informação vem de uma pesquisa do Departamento de Ciência e Tecnologia do Conselho Filipino para Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. "O consumo excessivo de álcool pode afetar a resposta do nosso corpo às vacinas", aponta o estudo. 

O diretor executivo do departamento, Dr. Jaime Montoya, alertou às pessoas que costumam beber com muita frequência que o hábito pode afetar diretamente a eficácia da vacina. “Se você é um bebedor assíduo ou alcoólatra, já tem algum efeito no seu sistema imunológico, precisamente porque você está imunologicamente comprometido, seu corpo pode não responder 100% às vacinas, então temos que monitorá-lo de perto”, declarou o especialista.

Continua após a publicidade

Na ocasião, o diretor do departamento também ressaltou a importância de manter um estilo de vida mais saudável para aumentar a imunidade e continuar tomando medicamentos para as doenças existentes, e indicou que talvez sejam necessárias doses de reforço, após o término das duas primeiras doses, dependendo de quanto tempo a proteção da vacina vai durar, algo que por enquanto ninguém sabe responder ao certo.

Álcool e vacina

Especialistas no Reino Unido alertaram recentemente que as pessoas devem evitar o consumo de álcool nos dias antes e depois de receber a vacina COVID-19. “Você precisa ter seu sistema imunológico funcionando perfeitamente para ter uma boa resposta à vacina, então se você beber na noite anterior ou logo depois, isso não vai ajudar”, anunciou Sheena Cruickshank, imunologista da Universidade de Manchester, ao Metro.

Continua após a publicidade

Seguindo essa linha, um oficial de saúde russo foi ainda mais longe no mês passado e aconselhou os cidadãos que estavam sendo vacinados com a vacina Sputnik V que deveriam se abster de álcool por dois meses. Porém, o próprio desenvolvedor da vacina, Alexander Gintsburg, comentou depois que esse conselho era muito extremo, e aconselhou a abstenção de álcool três dias após cada injeção, orientação que ele disse se aplicar a todas as vacinas.

Embora o consumo excessivo de álcool seja uma preocupação, os indivíduos não são solicitados a se abster de beber quantidades moderadas ou casuais de álcool antes de serem vacinados. Quem disse isso foi a Dra. Hana El Sahly, professora de virologia molecular e microbiologia e medicina do Baylor College of Medicine e uma das co-presidentes nacionais do ensaio da vacina da Moderna. “O consumo de álcool não foi avaliado como uma variável no grande ensaio clínico de Fase 3. Não esperamos que a ingestão ocasional ou moderada de álcool afete a resposta à vacina. E não estamos pedindo às pessoas que se abstenham de álcool na época da vacinação", disse em entrevista ao veículo Healthline.

Fonte: CNN, Healthline, Metro UK