Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina de mRNA contra gripe apresenta bons resultados em testes com humanos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Dezembro de 2021 às 16h10

Link copiado!

Ha4ipuri/envato
Ha4ipuri/envato

A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna divulgou os primeiros resultados do estudo de Fase 1 para uma vacina de mRNA (RNA mensageiro) contra a gripe. A tecnologia adotada é a mesma das vacinas contra a covid-19 e, no futuro, pode representar um salto na imunidade contra influenza. A fórmula, provisoriamente, recebe o nome de mRNA-1010.

Durante a primeira etapa dos estudos com humanos, a vacina experimental da Moderna contra gripe foi considerada segura e desencadeou a produção de altos níveis de anticorpos nos 180 voluntários inscritos. A resposta foi semelhante independente da dosagem avaliada e igualmente significativa entre adultos mais jovens (a partir dos 18 anos) e mais velhos (com mais de 50 anos).

Continua após a publicidade

Segundo a Moderna, os efeitos adversos identificados foram leves e ocorreram com mais frequência no grupo mais novo do que no mais velho. "Os [efeitos] mais comuns incluem dor e sensibilidade no local da injeção, bem como dores de cabeça, dores musculares e articulares e cansaço", detalha o comunicado da empresa.

Em paralelo a esses resultados, a Fase 2 dos testes já foi iniciada e contempla cerca de 500 voluntários. Nesse momento, a ideia é estabelecer a melhor dosagem para a potencial vacina de mRNA contra a gripe e começar a definir a eficácia do imunizante. Os primeiros dados devem ser divulgados no primeiro semestre de 2022.

Aliás, a vacina é quadrivalente, ou seja, imuniza contra quatro diferentes tipos do vírus da influenza. Anualmente, essa lista é divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Problema da gripe e a importância das vacinas

Continua após a publicidade

"Mesmo antes da pandemia de covid-19, cerca de 3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a infecções respiratórias e muitas mais eram hospitalizadas ou adoeciam como resultado desses vírus [da influenza]", explicou o CEO da Moderna, Stephane Bancel, em comunicado.

Atualmente, a maioria das vacinas contra gripe é baseada em vírus inativados da influenza, cultivados em ovos de galinha. A eficácia média deste imunizante é de cerca de 40% a 60%. Caso o sucesso de eficácia da vacina de mRNA contra a covid-19 possa ser repetido contra a gripe, a nova geração de imunizantes deve ser mais potente e eficaz. Contra o coronavírus, a fórmula da empresa norte-americana tem eficácia de 94,5%.

Além do imunizante que atua especificamente contra a gripe, a Moderna planeja desenvolver um novo tipo de vacina: o reforço pan-respiratório. A ideia é criar uma fórmula que protege contra a gripe, mas também contra as cepas predominantemente do vírus da covid-19 e o vírus sincicial respiratório (VSR), conforme explicou Bancel.

Fonte: Moderna