Vacina da gripe em spray pode proteger contra diferentes cepas virais

Vacina da gripe em spray pode proteger contra diferentes cepas virais

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 04 de Maio de 2021 às 16h15
astrakanimages/envato

Vacinas contra a gripe em forma de spray nasal pode proteger de diferentes cepas virais, segundo descobertas da Emory University School of Medicine e do Institute for Biomedical Sciences at Georgia State, dos Estados Unidos. 

As vacinas administradas de forma intranasal têm se mostrado uma estratégia promissora no combate a doenças respiratórias infecciosas, como a gripe, apresentando mais eficácia que as vacinas injetadas no músculo, uma vez que podem induzir respostas imunológicas da mucosa nas vias respiratórias, evitando a infecção no portal de entrada do vírus, além de estimular respostas imunológicas em todo o corpo. 

No novo estudo, os pesquisadores desenvolveram uma vacina intranasal contra a gripe usando hemaglutinina recombinante (HA). Esse nome difícil pertence a uma proteína encontrada na superfície dos vírus da gripe, como o componente do antígeno da vacina. Faz parte da capacidade do vírus da gripe de causar a infecção, basicamente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Spray nasal contra gripe pode te proteger de diferentes cepas virais, segundo novo estudo norte-americano (Imagem: Thorsten Frenzel/Pixabay)

O estudo, conduzido em camundongos e cultura de células, descobriu que nanopartículas aumentaram significativamente as respostas imunológicas nas superfícies da mucosa e em todo o corpo.

Vale, ainda, levantar o olhar para o seguinte: as vacinas intranasais sem agulha contra influenza possuem vantagens logísticas sobre as vacinas injetáveis ​​tradicionais, como a fácil administração com alta aceitação para os destinatários e a prevenção de resíduos de risco biológico.

Fonte: Georgia State University via Futurity

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.