Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina da AstraZeneca chega em clínicas particulares; confira o valor da dose

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Maio de 2022 às 10h25

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

As primeiras doses da vacina contra a covid-19 devem chegar à rede privada de saúde do Brasil nesta semana. Por enquanto, apenas o imunizante da farmacêutica AstraZeneca importado estará disponível e o custo por dose deverá ser entre 300 e 350 reais, dependendo da clínica particular.

O presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVac), Geraldo Barbosa, estima que o primeiro lote, contendo 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, comece a ser aplicado nesta terça-feira (31). Por enquanto, clínicas particulares do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte devem receber doses e, na semana, outras cidades serão incluídas.

Continua após a publicidade

Quais vacinas estarão na rede privada?

Neste primeiro momento, as clínicas particulares brasileiras devem contar com a vacina da AstraZeneca para a imunização contra a covid-19. "Trata-se da mesma vacina dada na rede pública (Fiocruz), porém a da rede privada é importada diretamente da fabricante", esclarece a ABCVac, em comunicado.

Como regra, os frascos do imunizante terão a validade de 48 horas após serem abertos. Diferente do Sistema Único de Saúde (SUS), a embalagem da vacina será diferente, o que facilita a identificação.

"Por enquanto nenhuma outra fabricante sinalizou disponibilidade para o setor privado", afirma a associação sobre a possibilidade de venda de outros imunizantes, como a fórmula da Pfizer/BioNTech, da Moderna ou ainda a CoronaVac.

Continua após a publicidade

Quanto custa a vacina da AstraZeneca?

"Estimamos que será em média entre 300 e 350 reais para o consumidor final", aponta a ABCVac. No entanto, é importante explicar que cada clínica particular poderá definir o próprio preço, que pode variar por região.

Entram nessa conta custos como logística, armazenamento, seguro e aplicação. Vale explicar que, para as clínicas particulares, a dose custará, de fábrica 151 reais, que é o valor definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Continua após a publicidade

Quem pode tomar a vacina particular da covid?

De forma geral, existem três principais perfis de pessoas que devem buscar a vacina contra a covid-19 na rede privada de saúde, sendo que todos devem ter mais de 18 anos. A seguir, confira quais são:

  • Pessoas que ainda não iniciaram o processo de vacina contra a covid-19 e devem optar pela clínica de confiança;
  • Aqueles que preferem tomar os reforços (como a terceira dose) em uma clínica particular, desde que mantenham os 4 meses de intervalo entre as doses;
  • Indivíduos que não estão elegíveis para receber a quarta dose no SUS, por causa das orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Neste caso, devem aguardar orientação médica para reforço.

Com o passar do tempo e o controle da pandemia, a associação entende que a vacina contra a covid-19 deve se tornar uma vacina de rotina, como a de gripe. "Acreditamos que em algum momento haverá um estreitamento da faixa etária e grupos vacinados pelo PNI, e assim as clínicas atuarão como complemento e para aqueles não elegíveis, como já acontece na vacina de gripe", completa.

Continua após a publicidade

Fonte: ABCVac e O Globo