Publicidade

Fiocruz entrega primeiras vacinas da covid 100% nacionais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Fevereiro de 2022 às 10h10

Link copiado!

_Tempus_/Envato Elements
_Tempus_/Envato Elements

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou, na tarde de terça-feira (22), o primeiro lote 100% nacional da vacina Covishield (AstraZeneca/Oxford) contra a covid-19 para o Ministério da Saúde. Inclusive, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) do imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 é produzido no Brasil — algo inédito até este momento da pandemia.

No primeiro lote, a Fiocruz enviou 550 mil doses da vacina contra a covid-19. O acordo com a Saúde prevê, no total, o recebimento de 105 milhões de doses, sendo que 45 milhões serão produzidas, de forma integral, no Brasil. No momento, já foi fabricado IFA para cerca de 25 milhões de doses de vacina.

Continua após a publicidade

“A liberação das primeiras vacinas Covid-19 100% nacionais, agora, disponíveis para o Ministério da Saúde, é um marco da autossuficiência brasileira", afirma a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. Isso porque o país não dependerá mais de importações para este imunizante e o feito deve reduzir os custos da vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Superando os desafios da vacinação da covid

Vale lembrar que, no ano de 2021, faltaram vacinas para o Brasil enfrentar a pandemia da covid-19. Isso porque a maioria dos imunizantes era importada e aqueles que eram envasados no país, como a CoronaVac e a fórmula da AstraZeneca/Oxford, dependiam de IFA importado. Nesse cenário, questões de contratos e de importação dificultaram o avanço da imunização.

Os principais países produtores desses insumos são: China, Estados Unidos e Índia. Agora, com o processo de transferência de tecnologia concluído, o Brasil conquista mais autonomia para estabelecer medidas próprias no controle do coronavírus, sem depender exclusivamente desses fornecedores.

Continua após a publicidade

"Termos realizado uma transferência tecnológica desse porte em tão pouco tempo para atender a uma emergência sanitária só reafirma o papel estratégico de instituições públicas como a Fiocruz para o desenvolvimento do país e garantia de acesso com equidade a um bem público”, reforça Lima.

Vacinas 100% nacionais no SUS

A produção 100% nacional trará benefícios econômicos para o Brasil, já que reduz a necessidade de importações e garante oferta do imunizante no SUS. Além disso, a Covishield (AstraZeneca/Oxford) é "uma das vacinas de mais baixo custo, com o valor de U$ 5,27 por dose", segundo a Fiocruz. Dessa forma, cada dose custa aproximadamente 26,46 reais.

Inicialmente, a previsão foi de que as primeiras doses da vacina nacional contra a covid-19 seriam entregues em outubro de 2021. Passados quatro meses do primeiro prazo, o Brasil alcança a autonomia nesse setor da saúde.

Continua após a publicidade

Fonte: Fiocruz