Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Feita com proteínas, vacina da Novavax contra covid é aprovada por primeiro país

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2021 às 17h01

Link copiado!

Markusgann/Envato Elements
Markusgann/Envato Elements

Nesta segunda-feira (1), a Indonésia se tornou o primeiro país a autorizar o uso da vacina Covovax — desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Novavax — contra a covid-19. O imunizante contra o coronavírus SARS-CoV-2 deve ser produzido em parceria com o Instituto Serum da Índia. Outros países também avaliam os dados de eficácia e segurança da fórmula.

Em nota, a Novavax afirmou que "os envios iniciais [da vacina para a Indonésia] devem começar em breve". Até o fim deste ano, é estimado que o país receba 20 milhões de doses da vacina Novavax à base de proteína e que não utiliza partículas virais e nem mRNA (RNA mensageiro) na composição.

Continua após a publicidade

Uma vantagem desta fórmula é que ela pode ser facilmente armazenada, já que deve ser mantida em temperaturas de refrigeradores comuns, de 2 ºC a 8 ºC, o que facilita a distribuição e deve aumentar sua taxa de efetividade — a eficácia na vida real.

Ainda nesta segunda, a farmacêutica anunciou que solicitou autorização de uso emergencial à agência reguladora do Canadá. Outros pedidos são analisados pelas agências de saúde europeia, britânica e australiana. Solicitação de licença foi feita também para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Eficácia da vacina da Novavax contra a covid

Administrada em duas doses, a vacina da Novavax obteve a taxa média de eficácia de 89,3% em um estudo de Fase 3, realizado no Reino Unido. Na pesquisa, a fórmula obteve 95,6% de eficácia contra a cepa original do coronavírus, enquanto isso, foi 85,6% eficaz contra a variante Alfa, identificada pela primeira vez no Reino Unido.

Continua após a publicidade

Para chegar a esta conclusão, o estudo envolveu mais de 15 mil voluntários com idades entre 18 e 84 anos, sendo que 27% deles tinham 65 anos ou mais. Em outras palavras, mais de um quarto da pesquisa envolveu idosos, ou seja, um dos principais grupos de risco para a infecção. Durante o estudo, nenhuma morte ou hospitalização foi registrada entre os que receberam a vacina.

Diferente das outras fórmulas já aprovadas, a vacina da Novavax adota uma proteína espicular — proteína em formato de coroa, presente na membrana do coronavírus — purificada. Diferentemente das vacinas com mRNA (fórmula da Pfizer/BioNTech e da Moderna) que estimulam as células humanas a produzirem esta proteína, a nova fórmula já entrega a proteína pronta para o organismo.

Dessa forma, a vacina da Novavax ativa a resposta imune e o corpo produz anticorpos contra o vírus da covid-19, de forma simplificada. Outras fórmulas de vacinas contra a covid-19 usam fragmentos do coronavírus (CoronaVac) ou vetores virais (fórmulas da Janssen ou da AstraZeneca/Oxford) para desencadear a imunização. Isso também não ocorre com este imunizante.

Fonte: Com informações: Reuters