Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Covid-19 | Estudo comprova que o coronavírus pode infectar as células do ouvido

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2021 às 20h00

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

São diversos os sintomas que a covid-19 pode apresentar, entre eles algumas consequências aos ouvidos, como zumbidos, perda de audição, tonturas e perda de equilíbrio. Agora, um novo estudo realizado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) encontrou evidências de que o vírus pode, de fato, infectar as células do ouvido, incluindo as células ciliadas, o que pode causar todas essas reações.

Os cientistas descobriram ainda que o padrão de infecção encontrado no tecido do ouvido interno é semelhante aos sintomas observados em um estudo, realizado com dados de 10 pacientes que tiveram a covid-19 e relataram problemas no sistema auditivo. Lee Gehrke, professor do MIT e um dos líderes do estudo, conta que a descoberta, agora, abre caminho para investigar não só o SARS-CoV-2, mas como outros vírus afetam a audição.

Continua após a publicidade

Antes mesmo da pandemia, Gehrke deu início a um projeto para desenvolver modelos celulares para estudar infecções no ouvido humano, geralmente afetado por vírus como o da caxumba e o da hepatite, que podem causar surdez. Então, com o surgimento deste novo coronavírus, os cientistas começaram a observar os sintomas que a doença provocava ao ouvido.

Com isso, o projeto foi usado como base para criar modelos usando células da pele humana e as transformando em células-tronco pluripotentes induzidas. Na sequência, eles as estimularam a se diferenciarem em todos os tipos de células encontradas nos ouvidos, como as ciliadas, as de suporte, de Schwann, que isolam os neurônios, e fibras nervosas.

Os pesquisadores descobriram, então, que os tipos de células cultivadas expressaram as proteínas necessárias para a entrada do SARS-CoV-2. Sendo assim, o coronavírus é capaz de infectar o ouvido, principalmente as células ciliadas, que atuam na detecção do movimento da cabeça e na manutenção do equilíbrio. De acordo com os cientistas, o padrão de infecção encontrado nas amostras de tecido correspondem aos sintomas observados no grupo de pacientes estudado, no qual nove deles relataram zumbidos, seis informaram sentir vertigem, e todos relataram perda de audição leve a profunda.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, o vírus pode entrar no ouvido através da trompa de Eustáquio, que conecta o nariz ao ouvido médio, ou ainda por meio de pequenas aberturas ao redor dos nervos olfativos do nariz. Assim, ele entra na região do cérebro e infecta os nervos cranianos, como aquele que se conecta ao ouvido interno.

Ainda que os estudos tragam a relação entre a covid-19 e problemas auditivos, ainda não há estimativas de incidência claras que indiquem qual é o percentual de pacientes afetados por esse tipo de reação.

Você pode conferir o estudo completo neste link.

Fonte: ScienceBlog