Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina contra covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Setembro de 2021 às 11h50

Link copiado!

wayhomestudio/Freepik
wayhomestudio/Freepik

Qualquer tipo de vacina pode trazer reações indesejáveis, como dor no braço, febre e dor de cabeça, por exemplo, o que é completamente normal. No entanto, algumas pessoas, em casos raros, podem perceber alguns outros efeitos colaterais após a imunização contra a covid-19, como uma suposta alteração no ciclo menstrual.

Milhares de mulheres já relataram essa alteração no ciclo e na menstruação em si, mas os médicos afirmam que não há provas suficientes para relacionar o sintoma com a vacina contra o coronavírus. Infelizmente, em alguns locais do mundo, mulheres mais jovens estão hesitando se vacinar por sentirem medo de terem a menstruação prejudicada pelo imunizante e não conseguirem engravidar no futuro.

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos e no Reino Unido, pessoas que vêm sentindo efeitos colaterais inusitados estão sendo convidadas a participar de estudos. Ainda assim, relacionar a vacina contra a covid-19 com a alteração do ciclo menstrual se torna mais complicado, uma vez que é bastante comum que os ciclos estejam desregulados. Além disso, em testes clínicos de vacina, os pesquisadores não incluem perguntas sobre o ciclo menstrual na lista de efeitos colaterais.

Victoria Male, especialista norte-americana de imunologia e fertilidade, diz que se for confirmada a relação entre a vacinação e alteração menstrual, as pessoas poderão fazer planos para lidar com a mudança do ciclo. "Informações claras e confiáveis são particularmente importantes para aqueles que se apoiam na capacidade de prever os ciclos menstruais para engravidar ou prevenir a gravidez", completa. Portanto, considerando os inúmeros relatos, os cientistas precisam começar a investigar a possível relação entre a vacina e o ciclo.

Fonte: IFL Science