Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina contra covid-19 pode afetar a menstruação, segundo novo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Julho de 2022 às 14h01

Link copiado!

Anntua/Envato
Anntua/Envato

Por mais que a vacina contra covid-19 não interfira no ciclo menstrual em si, um novo estudo publicado na revista Science Advances na última sexta (15) aponta que a fórmula pode tornar o sangramento mais intenso. O artigo se desdobrou através de um questionário realizado em 2021, com direito a 39 mil respostas.

Os cientistas observaram que 42% das participantes reportaram maior sangramento na menstruação após a vacinação contra a covid-19, enquanto 44% das participantes não perceberam alterações e 14% perceberam um nível de sangramento mais leve.

Entretanto, os autores do artigo notaram que parte das participantes que relataram maior sangramento também apresentaram febre ou fadiga após a imunização. Além disso, as participantes férteis, que já estiveram grávidas ou que passaram por um parto relataram mais casos de alterações no fluxo.

Continua após a publicidade

Outra observação do artigo foi que algumas participantes não menstruavam constantemente, mas descreveram sangramento após tomar uma dose da vacina contra a covid-19. As participantes que se encaixam nessa categoria foram separadas em três grupos: as que já passaram pela menopausa, as que utilizavam anticoncepcionais e as transgêneros que fazem uso de tratamento hormonal.

Com a análise, foi possível perceber que 50% das mulheres na pós-menopausa e das usuárias de anticoncepcional observaram um escape de sangramento após a vacinação. No caso das transgêneros, em média um terço delas relatou o sangramento.

Conforme comenta o estudo, as alterações no sangramento ocorreram até sete dias após a vacinação. Algumas participantes, no entanto, relataram as mudanças por até duas semanas. Ainda assim, não foi possível firmar uma relação direta entre vacina contra covid-19 e menstruação: para que se consiga as evidências científicas suficientes, mais estudos são necessários.

Continua após a publicidade

Algumas teorias dos pesquisadores apontam que, como algumas vacinas podem causar reações inflamatórias de curto prazo, isso poderia influenciar o fluxo da menstruação. De qualquer forma, vale apontar que essas alterações relatadas no estudo não representaram um perigo à saúde.

Fonte: Science Advances