Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vacina contra a ebola é segura e traz boa resposta imune em crianças e adultos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Freepik
Freepik

A vacina da Johnson & Johnson contra o ebola apresentou resultados satisfatórios em crianças e adultos, segundo um estudo publicado pela empresa. De acordo com a pesquisa, as duas doses do imunizante produzem uma forte resposta imunológica contra a doença em pessoas com mais de um ano.

O estudo foi realizado na cidade de Kambia, em Serra Leoa, na África Ocidental, região que passou por um grande surto de ebola entre os anos de 2014 a 2016, sendo o pior já registrado até então. Durante o surto da Ebola, foram relatados 28.652 casos e 11.325 mortes. Cerca de 20% dos casos foram de crianças com menos de 15 anos, e menores de cinco anos têm mais chance de morrer pela doença do que adultos.

Continua após a publicidade

A pesquisa é a primeira a avaliar a segurança e tolerabilidade de uma vacina contra o vírus ebola no local, e também a primeira que avalia o esquema vacinal em crianças. Os autores do estudo concluíram que o imunizante foi bem tolerado, induzindo a formação de anticorpos contra o ebolavírus do Zaire cerca de 21 dias após a segunda dose em 98% dos participantes. A resposta imune persistiu ativa em adultos por, pelo menos, dois anos.

Muhammed Afolabi, principal autor do estudo, diz que a pesquisa representa um progresso importante para a imunização contra a doença, principalmente em crianças, contribuindo para a resposta e preparação da saúde pública para evitar surtos. "Os resultados mostram que este esquema vacinal tem o potencial de salvar muitas vidas jovens", diz o pesquisador.

 

 

Continua após a publicidade

Fonte: ScienceBlog