Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usa óculos? Confira 5 dicas para evitar lentes embaçadas com o uso de máscaras

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 10h18

Link copiado!

kroshka__nastya/Freepik
kroshka__nastya/Freepik

Já estamos há mais de um ano e meio na pandemia, vivendo uma vida em que uma das melhores formas de estar seguro contra o coronavírus, além da vacinação e distanciamento, é usando uma boa máscara de proteção. Por mais que muitos já estejam acostumados com o uso, pessoas que usam óculos ainda sofrem com as lentes embaçadas.

Andar com as lentes embaçadas não só é incômodo, como também pode ser perigoso em alguns momentos, como na hora de atravessar a rua, por exemplo. Mas você não precisa sofrer com isso, pois há formas de evitar que o ar que sai do seu nariz e boca chegue na lente dos seus óculos.

Pensando nisso, o Canaltech trouxe uma breve lista com dicas de como melhorar a sua relação com as máscaras, garantindo também uma melhor proteção contra a covid-19.

Continua após a publicidade

1. Use máscaras com bons ajustes

Desde o começo deste ano, as campanhas para o uso de máscaras PFF2 ficaram intensas por elas serem ainda mais eficazes do que as tecido ou as cirúrgicas. Isso acontece porque elas são muito mais fáceis de ajustar, impedindo que o ar passe pela região dos olhos e das laterais do rosto. Então, procure usar máscaras que contem com peças internas de ferro, que são maleáveis e permitem que elas se moldem ao formato do seu rosto. As PFF2 já podem ser compradas em diversas lojas online e a preços acessíveis.

2. Água e sabão

Continua após a publicidade

Uma alternativa para evitar que a sua lente fique embaçada durante o uso da máscara é lavar os seus óculos com água e detergente. Na hora da lavagem, em vez de você enxaguar o detergente com água, apenas sacuda o óculos para retirar o excesso e, então, o deixe secando no ar. Com isso, o detergente vai deixar uma película em cima dos óculos, impedindo que eles fiquem embaçados. O truque, talvez, não seja a melhor opção, mas vale a pena tentar.

3. Use um extensor de máscara

Se você acha que a sua máscara está muito frouxa, em vez de apostar em uma tentativa de costura, você pode comprar extensores. Esses acessórios podem ser comprados em kits, custando menos de R$ 20, e vão te ajudar a deixar a sua máscara mais adaptada ao seu rosto, evitando que o ar condensado atinja as suas lentes.

Continua após a publicidade

4. Lenço de papel

Se a sua máscara não conta com o ajuste para a região do nariz, você pode improvisar um volume naquela região usando lenços de papel. Basta você pegar um lenço, dobrar no meio e colocar dentro da máscara, ao longo de toda a borda superior, encostando no nariz e nas bochechas. Com o peso dos óculos, o papel vai ficar mais encaixado e vai bloquear a saída de ar.

5. Fita adesiva

Como última opção, você pode, literalmente, usar uma fita adesiva para colar a máscara no rosto, e isso seria feito nas regiões dos olhos e bochechas. A colagem pode acontecer com uma fita dupla-face ou comum, mas será preciso descobrir a melhor opção para que a cola não se desfaça com a oleosidade natural da pele e que não haja reações alérgicas.

Continua após a publicidade

Apesar do intuito das dicas ser descobrir formas de evitar que as lentes embacem, a melhor opção continua sendo o uso de uma máscara PFF2, que já vai contar com as opções de fechamento. Quando mais vedada a máscara ficar no seu rosto, melhor ela vai te proteger contra o coronavírus.

Fonte: Popular Science