Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Twisties": entenda os bloqueios sentidos por Simone Biles nas Olimpíadas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Julho de 2021 às 17h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Durante a Olimpíada de Tóquio, a ginasta norte-americana Simone Biles relatou sentir "twisties" —  um problema de saúde mental que causa a perda de noção de espaço — e, em complicações dessa condição, desistiu de participar da reta final dos jogos. Em seguida, outras atletas da ginástica artística  se pronunciaram sobre o tema.

Na terça-feira (27), quando Biles, de forma inesperada, entendeu ser preciso deixar a competição por equipes, ela comentou que não desejava "arriscar se machucar ou fazer algo estúpido, ao participar dessa competição". Em um segundo momento, ela desistiu também da prova individual da Olimpíada de Tóquio. Nas redes sociais, a atleta agradeceu sua treinadora e, em posts já deletados, comentou sobre sua condição.

Continua após a publicidade

Por que os "twisties" acontecem?

De acordo com um técnico francês entrevistado pela AFP, os "twisties" são um fenômeno de perda de controle do corpo e da noção de espaço, o que é bastante "complexo". Inclusive, essa condição pode ser "reforçada pela pressão". No caso da atleta norte-americana, o especialista comenta que ela estava "absorvida pelo medo de se perder [durante os movimentos]" e, em seguida, de se ferir gravemente.

De modo geral, essa perda de referencial é mais conhecida por ginastas de trampolim e, novamente, pode ser reforçada por situações de perigo para sua integridade física, como uma prova difícil, e o estresse. Nessas condições, o indivíduo teme perder o controle de seu próprio corpo e sua referência, o que acaba o desorientando.

Continua após a publicidade

No caso dos jogos olímpicos de verão, há pressão, estresse e ansiedade em níveis pouco comuns, já que o mundo inteiro aguarda por sua apresentação. Pensando na atleta de ginástica, ela já era uma medalhista e torcedores especulavam e aguardavam por um desempenho excelente. Outro fator que é necessário lembrar é que o planeta enfrenta a pandemia da COVID-19 e este é um tema que afeta a vida muita gente. Biles chegou a comentar como o ano de confinamento foi difícil. 

"Eu tenho 'twisties' desde os 11 anos de idade. Não posso imaginar como deve ser assustador, se acontecer durante uma competição", afirmou a ginasta norte-americana Aleah Finnegan, após o caso da outra integrante da sua federação. "Você não tem nenhum controle sobre seu corpo e sobre o que ele faz", explicou. No entanto, ela pontuou ser "difícil explicar [a situação] para alguém que não faz ginástica".

Fonte: G1 e CNN