Tomar 1 xícara a mais de café por dia ajuda no controle do peso
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
A ingestão diária de café tem inúmeros benefícios para a saúde e pode até desacelerar a perda de memória associada com a idade. Entre os efeitos da bebida energética, está também o auxílio na perda de peso, segundo estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Para isso, é preciso tomar uma xícara a mais por dia, sem adoçar.
- Tomar muito café faz mal à saúde? Saiba identificar excessos
- Café pode desacelerar perda de memória relacionada à idade
O impacto da perda de peso associado ao consumo de uma xícara a mais de café é baixo, mas a resposta tende a ser maior em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Os efeitos são mais notáveis entre os mais jovens.
Por outro lado, o estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition (AJCN) revela que o consumo adicional de uma colher de açúcar no cafezinho implica em ganho de massa corporal ao longo dos anos.
Entenda o estudo de Harvard
No estudo, os pesquisadores de Harvard analisaram outros três grandes levantamentos sobre a ingestão de alimentos e bebidas nos EUA: Nurses’ Health Study, realizado entre os anos de 1986 a 2010; Nurses’ Health Study II, feito entre 1991 e 2015, e Health Professional Follow-up Study, de 1991 a 2014.
Nestas pesquisas anteriores, os mais de 150 mil voluntários responderam questionários sobre o padrão de consumo alimentar, a cada quatro anos. Em relação ao café, eles relataram o quanto tomavam, se usavam açúcar, se preferiam a versão descafeinada e se tomavam com leite.
Segundo os autores, a maioria das pessoas tendia a ganhar peso, quando passavam por novas análises a cada quatro anos. Por exemplo, o ganho de peso médio nesses estudos foi de 1,2, 1,7 e 0,8 kg, respectivamente.
Efeito do café sem açúcar
Apesar da tendência generalizada, o consumo extra de uma xícara de café sem açúcar, com cafeína ou descafeinado, contribuiu para uma redução na perda de peso de 120 gramas, a cada quatro anos. Agora, se a pessoa aumentou a ingestão de cafeína em 100 mg por dia, dissociado ao consumo de café, isso implicou numa redução no ganho de peso de 80 gramas. Anteriormente, outros estudos demonstraram que a cafeína no sangue reduz níveis de gordura corporal, o que pode ajudar a explicar esses efeitos.
Não adoce o cafezinho
No oposto, entre as pessoas que adicionavam uma colher a mais de açúcar no café, foi observado um ganho de peso de 90 gramas ao longo de quatro anos. Segundo os autores, “a adição de açúcar neutraliza os benefícios do café para um possível controle de peso”. Enquanto isso, a inclusão de leite não teve impacto identificado no peso.
Apesar dos resultados, é possível que outras mudanças comportamentais tenham gerado a perda ou o ganho de peso, mas o interessante do estudo é apontar para o fato de como pequenas mudanças na rotina podem ter impacto ao longo dos anos na vida de um indivíduo, ainda mais quando se tornam novos hábitos alimentares.
Fonte: AJCN