Publicidade

Teste de QI em gêmeas idênticas criadas em países diferentes surpreende

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2023 às 12h42

Link copiado!

Freepik
Freepik

O quanto a inteligência de uma pessoa é influenciada pela genética e pela criação? Após analisar o caso de gêmeas idênticas (monozigóticas) que foram criadas em países diferentes, Coreia do Sul e Estados Unidos, os cientistas se surpreenderam com a diferença de 16 pontos no Quociente de Inteligência (QI) entre elas.

Até então, acreditava-se que o QI entre gêmeos idênticos era mais próximo, oscilando no máximo em 6 pontos. Por outro lado, as irmãs gêmeas com quase 50 anos compartilham inúmeros traços de personalidade, apesar das criações distintas.

Publicado na revista científica Personality and Individual Differences, o estudo sobre as diferenças e semelhanças entre as gêmeas, nascidas em 1974, foi coordenado por pesquisadores sul-coreanos da Kookmin University e estadunidenses da California State University.

Continua após a publicidade

A separação das gêmeas idênticas

Todo o caso por trás da recente pesquisa é curioso. Afinal, as meninas nasceram em Seul, a capital da Coreia do Sul. Só que, quando tinham dois anos, foram ao mercado com a avó, quando uma delas se perdeu.

Embora a família tenha buscado identificar a filha perdida e feito campanhas para localizá-la, uma das gêmeas terminou inscrita em uma organização internacional para adoções. Fruto de muito desencontro de informações, esta menina foi enviada para ser criada por um casal nos EUA.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Em março de 2020, como parte de um programa sul-coreano para reunir famílias separadas, é que a gêmea criada no continente americano enviou o seu DNA para análise e descobriu ter irmãos biológicos. Além da irmã gêmea, ela também tinha outra irmã dois anos mais velha e um irmão quatro anos mais velho.

Testes para medir inteligência e QI

Após saber do caso, a pesquisadora Nancy L. Segal começou a sua pesquisa para entender como as diferenças de criação impactaram a personalidade e a inteligência das gêmeas. Segundo a especialista, esta é uma oportunidade extremamente rara para compreender as influências genéticas, culturais e ambientais no desenvolvimento humano.

Como parte do estudo, as mulheres gêmeas passaram por diferentes tipos de testes para entender as diferenças entre as duas, como:

Continua após a publicidade
  • Teste de QI;
  • Entrevista em profundidade para falar sobre a história pessoal de vida;
  • Pesquisa de autoestima;
  • Questionário sobre o ambiente familiar;
  • Teste de personalidade;
  • Pesquisa de satisfação no trabalho;
  • Questões sobre o histórico médico.

Diferença de 16 pontos de QI

Apesar das inúmeras semelhanças, o que chamou mesmo a atenção dos pesquisadores foram os resultados do teste de QI. Nessa avaliação, a gêmea criada nos EUA obteve a nota 84, enquanto a irmã que ficou na Coreia do Sul marcou 100. A diferença entre as duas foi de 16 pontos.

Segundo os autores, “é surpreendente que as gêmeas revelem diferenças substanciais nas habilidades cognitivas, sendo que estas já foram associadas a uma forte influência genética”.

Continua após a publicidade

Nesse caso, algumas hipóteses ajudam a explicar a diferença, como a importância do ambiente na criação. Por exemplo, a mulher que permaneceu na Coreia teve uma família estável e classificava o seu lar como um ambiente carinhoso. Por sua vez, a outra relatou conflitos regulares e citou o divórcio dos pais como um evento traumático.

Além disso, a gêmea dos EUA sofreu concussões — lesões no cérebro — ao longo da vida, o que pode ter impactado negativamente as suas capacidades cognitivas avaliadas pelo teste de QI.

Personalidade das gêmeas

Continua após a publicidade

Se as diferenças nos testes de QI foram notadas, traços de personalidade são compartilhados entre as gêmeas idênticas. Por exemplo, as duas apresentavam bons níveis de auto-estima. Também foram classificadas como altamente conscienciosas — um traço de personalidade que indica a tendência para determinação, organização e ambição.

Sob esta ótica, os autores afirmam que “a configuração geral da personalidade das gêmeas era semelhante, consistente com a literatura sobre influências genéticas moderadas na personalidade na idade adulta”. Além disso, pontuam que “os perfis das gêmeas nas escalas clínicas foram semelhantes, confirmando influências genéticas na saúde mental [já observadas] em estudos anteriores”. Todos esses traços seriam mais influenciados pela genética, segundo a hipótese elaborada.

De modo geral, o que o estudo observa é que o meio em que uma pessoa é criada e se desenvolve tem impacto, independente da genética, mesmo em gêmeos monozigóticos. Isso é esperado já que nem mesmo a digital dos dedos são idênticas, e cada indivíduo tem as suas particularidades únicas.

Fonte: Personality and Individual Differences