Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Tendência perigosa": OMS alerta população para mistura de vacinas diferentes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Julho de 2021 às 15h45

Link copiado!

_Tempus_/Envato Elements
_Tempus_/Envato Elements

A Organização Mundial de Saúde (OMS), na última segunda-feira (12), fez um alerta às pessoas que estão combinando vacinas contra a COVID-19 de diferentes fabricantes. Soumya Swaminathan, cientista-chefe da organização, diz que a tendência é perigosa, visto que é preciso obter mais dados para avaliar os possíveis impactos da mistura para a saúde.

"Vai ser uma situação caótica nos países se os cidadãos decidirem quando e quem irá tomar uma segunda, terceira e quarta dose", disse a cientista. Em junho, o Grupo Consultivo Estratégico De Especialistas em Imunização (SAGE), que pertence à OMS, revelou que a vacina da Pfizer poderia ser usada como uma segunda dose após a aplicação da primeira dose da AstraZeneca.

Continua após a publicidade

Além disso, um ensaio clínico diferente, dessa vez liderado pela Universidade de Oxford, está em andamento para verificar a mistura das doses da AstraZeneca com a Pfizer, e da Moderna com a Novavax. Sendo assim, a OMS diz que os dados disponíveis ainda são poucos e que é preciso aguardar novos estudos sobre essas combinações não só na questão de imunogenicidade, como na de segurança.

Por fim, a OMS diz que a decisão de fazer a combinação de doses da vacina contra a COVID-19 de diferentes fabricantes cabe às autoridades públicas de saúde, com base em dados científicos disponíveis, e não a cada indivíduo.

Fonte: Reuters