Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tendência da pandemia: as pessoas estão tomando menos banhos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Maio de 2021 às 17h40

Link copiado!

Hitdelight/Envato Elements
Hitdelight/Envato Elements

Além do trabalho remoto, a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 afetou, em algum grau, os hábitos da população mundial. Para se proteger do vírus da COVID-19, pessoas ainda mantêm o distanciamento social e começaram a usar máscaras para sair de casa. No entanto, um estudo britânico também verificou que o número de banhos reduziu nos últimos meses.

A tendência entre os britânicos é a redução de banhos diários, segundo pesquisa da YouGov, divulgada este ano. No Reino Unido, 1 em cada 6 pessoas (17%) está tomando banho com menos frequência durante a pandemia do coronavírus. Esta porcentagem é ainda maior quando se observa o comportamento de jovens entre 18 e 24 anos, dos quais 27% reduziram o hábito de banhos diários.

Além disso, 3 em cada 10 britânicos (29%) estão menos inclinados do que o normal a vestir roupas limpas todos os dias, ou seja, estão provavelmente reaproveitando alguma camiseta ou outra peça de roupa. Inclusive, 8% deles afirmaram que estão mais relaxados na hora de vestir roupas íntimas e meias limpas diariamente, incluindo um grupo ainda menor (3%) que diz que isso acontece com muito menos regularidade.

Continua após a publicidade

Nos Estados Unidos, o jornal The New York Times coletou alguns relatos de norte-americanos que reduziram o hábito de tomar banho diariamente, de modo semelhante aos britânicos. Seguindo esta tendência, uma assistente administrativa contou que sempre tomou banho todos os dias, mas a pandemia a fez reduzir a frequência para um por semana. Ela pediu para não ser mal interpretada, já que está trabalhando de casa. Inclusive, a mulher, de 43 anos, se justifica: "Eu sou mãe. Eu trabalho em tempo integral e é uma coisa a menos que tenho que fazer”.

Não tomar banho todos os dias é saudável?

Médicos e especialistas em saúde, ouvidos pelo NYT, defendem que banhos diários não são realmente necessários. Isso porque se lavar com sabonete todos os dias pode tirar a oleosidade natural da pele, o que a deixa mais seca. Por outro lado, para evitar infecções e contaminações, médicos recomendam a lavagem das mãos com maior frequência, já que elas estão em contato com outras superfícies.

Continua após a publicidade

Segundo James Hamblin, professor da Universidade de Yale e autor de um livro sobre o tema, o hábito ocidental de limpeza diária começou a se popularizar na virada do século XX, quando as pessoas se mudaram para as cidades após a Revolução Industrial. Naquele momento, as cidades eram sujas e havia uma alta proliferação de doenças, o que estimulava o novo hábito. Em paralelo, encanamento interno e produtos de limpeza começaram a se popularizar, permitindo a consolidação do banho diário.

No entanto, a história da limpeza não é a mesma para todos os povos. No Brasil, desde a chegada dos portugueses em 1500, os nativos já tinham o costume de se banhar diariamente, o que influenciou a consolidação do hábito nacionalmente. 

E você, também reduziu o número de banhos? Conte para nós nos comentários!

Fonte: NYTYouGov e Puc