Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tem foto do seu cavalo? Senão, você não pode comprar ivermectina em Las Vegas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Agosto de 2021 às 11h30

Link copiado!

kaboompics/Freepik
kaboompics/Freepik

Já não é mais tão fácil assim comprar ivermectina em Las Vegas, nos Estados Unidos. O medicamento, que passou a ser comercializado como um possível "tratamento precoce" da COVID-19, se popularizou em algumas regiões mesmo sem comprovação científica de sua eficácia.

E para evitar que mais pessoas façam a compra do medicamento para uso próprio, inclusive da versão veterinária, ou seja, para animais, alguns vendedores precisaram inovar. Em Las Vegas, por exemplo, uma loja de rações percebeu o aumento na compra da ivermectina para cavalos, que atua no animal como vermífugo, e decidiu agir. "A ivermectina será vendida somente para donos de cavalos. Precisa mostrar uma foto sua e do seu cavalo", diz o bilhete da loja de rações em Las Vegas. Ao lado, outra mensagem diz que o medicamento deve ser ingerido somente por cavalos, e que em humanos os efeitos podem ser graves e até fatais.

Continua após a publicidade

O reforço vem sendo feito no país pelo medicamento ser defendido pelos grupos antivacinas como um remédio milagroso, mesmo sem provas disso. Um estudo que chegava a apresentar dados positivos do uso da ivermectina contra a COVID-19 foi usado como defesa, mas posteriormente foi comprovado que havia informações fraudulentas nele. Sendo assim, não há qualquer benefício comprovado do uso do antiparasitário contra o coronavírus.

Recentemente, a FDA (Food and Drug Administration), que atua nos Estados Unidos como a Anvisa aqui no Brasil, alertou a população sobre o uso do medicamento. "Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Parem", disse a organização nas redes sociais. A FDA disse ainda que remédios para animais são mais concentrados devido ao tamanho e peso dos pacientes serem maiores em comparação com humanos, e que doses altas desses medicamentos podem ser tóxicas para as pessoas. A versão do remédio para humanos é, além de bem menos concentrada, voltada para matar vermes no intestino.

Fonte: IFL Science